Quando a gente fica sabendo que a ex subchef de uma das maiores chefs do Brasil abriu seu próprio restaurante, e ainda por cima com preços modestos, só há uma coisa a fazer: correr pra lá! Então, fui conhecer o Lype, comandado pela chef Lydia Shiihara, que trabalhou por anos com a Roberta Sudbrack.
O restaurante foi inaugurado em outubro e fica no centro da cidade, junto à estação Menezes Cortes, uma área bastante movimentada. O Lype tem o conceito de “comida para levar”. Existem mesas para comer lá, mas toda a comida já vem embalada para viagem. As opções do dia ficam expostas, divididas entre uma geladeira e uma estufa, ambas abertas (como dá para ver na foto).
O esquema é self service: cada pessoa pega sua bandeja e escolhe tudo que vai querer. Então é só passar no caixa para fazer o pagamento e dizer se vai comer ali mesmo ou vai levar. É tudo bonitinho, organizado, colorido. Fiquei algum tempo analisando as opções. Legal que todas as embalagens levam uma etiqueta onde constam os ingredientes, isso facilita bastante.
Minhas escolhas foram feitas e montei minha bandeja com uma refeição completa: entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Adorei esses potinhos! :)
Vamos começar pelo suco, escolhi o de abacaxi com capim limão, que é feito lá no restaurante mesmo. No dia em que eu fui, haviam 5 opções de sucos da casa e mais alguns da marca Lov. Meu suco era super refrescante e saboroso, gostei muito da combinação de abacaxi com capim limão.
Para entrada, escolhi a Salada Romana Mini, composta de alface romana, funcho, maçã, laranja, passas brancas e castanhas do Pará, com molho vinagrete de mostarda. O molho veio num potinho separado para ser acrescentado à salada apenas na hora de comer. Adoro salada com toque adocicado e amo molho de mostarda, então ela estava perfeita para o meu gosto. Com ingredientes e molho na medida, foi uma ótima opção de entrada bem leve.
Meu prato principal foi a tilápia grelhada acompanhada de abobrinha, cenoura e alho poró e arroz integral de tomate. Imaginei que não é tão simples manter um peixe no ponto deixando-o exposto em uma estufa, mas decidi arriscar porque gostei muito da composição do prato. E me dei bem! O peixe era suculento e molhadinho, delicioso. Os acompanhamentos bem temperados, no ponto certo e tornaram a degustação desse prato um momento muito prazeroso.
A felicidade com meu almoço gerou certa expectativa em relação à sobremesa, rs. Normalmente prefiro doces que levam chocolate, mas nesse dia escolhi a compota de morango. São três camadas: geleia de morango, creme de ricota com mascarpone, mel e limão siciliano e crumble de amêndoas com linhaça (que vem separado, assim como o molho da salada). A mistura das três texturas e sabores é incrível. O creme branco é aerado e o gostinho do mel e do limão dão um toque muito especial. O crumble é uma atração à parte. Uma sobremesa realmente marcante!
Bem satisfeita com meu almoço, pedi um cafezinho. Então fiquei sabendo que o café servido lá não é qualquer um. Trata-se do Tassinari, produzido na região serrana do Rio e ganhador do prêmio Maravilhas Gastronômicas do RJ na categoria cafés especiais. Muito saboroso, esse café fechou com chave de ouro a minha primeira visita ao Lype.
Visto que é um restaurante inaugurado há pouco tempo, ainda está em fase de adaptação e algumas coisas possivelmente vão mudar, embora eu tenha ficado com a sensação de que tudo estava funcionando muito bem! Atualmente são 3 ou 4 pratos quentes, oferecidos entre 12h e 14h30, cujo cardápio muda todos os dias. Os pratos frios ficam disponíveis até às 19h, horário em que o local fecha. Apesar de a comida ser pensada para levar, é muito agradável comer lá dentro. O ambiente clean, bonito e novinho é uma pausa no agito do centro do Rio.
Essa experiência com comida de primeira qualidade, onde o sabor de cada etapa da refeição ficou guardado na memória, custou R$ 60. Fiquei encantada também pela inovação do restaurante, pela vontade de fazer diferente e conseguir oferecer alternativas elaboradas, mesmo com a limitação de ter a comida exposta. Vida longa e sucesso ao Lype!
Lype - Comida para levar
Av. Erasmo Braga, 278 loja A - Centro
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2533-6483
Facebook.com/lyperestaurante
* Conteúdo produzido por Juliana Goulart