Um amigo meu chegou e disse “Terrinha, tu que é toda gourmet precisa conhecer o café que abriu aqui do lado do estúdio. Eles fazem o próprio pão, tem café orgânico, doce artesanal, tudo deles. É arretado, visse?”. E claro que ele não precisou chamar duas vezes.
O Café do Brejo fica numa das casas antigas da rua Capitão Lima, no centro da cidade.
A casa é pequena, então eles deixaram bem verticalizada e com essa escada original no meio. Linda, né? O proprietário me disse que quando olhou a casa não conseguia parar de pensar e olhar pra essa escada, que foi toda recuperada pra sua cor original.
O espaço tem o térreo, o primeiro andar que fica a cozinha e o segundo andar com uma área climatizada e com uma pequena vista pra clássica Rua da Aurora. E em todos os ambientes tem vários quadros espalhados, com o nome dos artistas e o preço. O espaço também recebe exposições de arte, o que faz com que a decoração esteja sempre mudando e com muitos estilos diferentes.
Ficamos lá em cima, que estava mais tranquilo.
Mesmo sabendo que era um café e pizzaria, fomos na hora do almoço porque eu já tinha cavucado o Facebook deles e visto umas fotos de risotos e saladas. Os risotos ainda não estão no cardápio, mas quando perguntei eles informaram que tinha e Victor foi no de bacalhau, que vem acompanhado de uma saladinha.Eu fiquei com vontade de experimentar uma das pizzas retangulares artesanais, mas vai ter que ficar para a próxima ida. Meu olho bateu no sanduíche de porco no pão de jerimum e eu não consegui pensar em outra coisa pra pedir.
Ele é tão colorido, a carne é tão suculenta e o pão… Ah, esse pão. Eu nunca tinha comido pão de jerimum e adorei! E fiquei curiosa quando o garçon disse que também tem pão de batata doce, assim como também fazem as massas de pizza com esses sabores. Diferente, né?
Então quando fomos escolher o café, o doppio estava com promoção e vindo junto uma fatia do bolo de laranja da casa, acompanhado de uma geléia de goiabada cascão maravilhosa. E foi conversando com o garçon super atencioso de lá, puxando assunto sobre a geléia, que descobrimos que o Café do Brejo original é da cidade de Triunfo, que já existe lá há 18 anos.
Aí tudo fez sentido. As geléias que eles vendem de lá, a rapadura, o mel, tudo do interior. As receitas são de lá também, mas tudo feito na casa com o mesmo gostinho do interior.
Pra encerrar, eu tomei um mocha bem cremoso e constatei que de café eles entendem muito bem. Agora é voltar lá pra conhecer o resto do cardápio e fazer uma feirinha de geléias.
A conta final deu R$63 pro casal, o que dá R$31,50 pra cada com a comida, suco e café.
Café do Brejo
Rua Capitão Lima, 20 - Santo Amaro
Recife/PE
Fone: (81) 8504-8585
Aceita Visa e Mastercard
* Conteúdo produzido por Anna Terra