O Brasil tem se destacado cada vez mais no cenário gastronômico mundial. Chefs conceituados estão usando em seus pratos os ingredientes nacionais e promovendo sensações singulares. Mas hoje vou provar que isso também acontece na baixa-gastronomia. Meu exemplo favorito é o emblemático Galeto Sat's.
Restaurantes de galetos são praticamente um indicador de origem do Rio. Porém o Sérgio (Sergião para os íntimos), dono da casa, junto com Elaine e seus filhos deram uma personalidade única e deliciosa a esse pé-sujo frequentado noite a dentro por famosos e anônimos. Uma caricatura de ícones da música e arte brasileiros remetendo à "santa ceia", valoriza ainda mais o conceito da casa.
Cadeiras e mesas de madeira preenchem o pequeno salão de piso de pedras que rodeiam o balcão que abriga o (altar) churrasqueira.
O teto baixo e iluminação clara trazem aconchego e um "detalhe" determinou meu envolvimento amoroso imediato com eles: cachaças por todos os lados. Além de boa praça e cheio de energia, Sérgio é apaixonado e entendedor da nossa caninha. Caso o encontre por lá, você será envolvido pelo divertido papo desse homem de chapéu e barbas brancas. E, fatalmente, provará uma ou mais dosinhas. Nossa digníssima Destemperada Rafaela pode comprovar isso. Além do chopp e cachaças, para garantir a variedade, Sérgio ainda se preocupou em abastecer o bar com diversas outras opções de destilados como vodcas, tequilas, whiskys, runs...
O cardápio é surpreendente! Oferece sabores autênticos e provocadores como o galeto no molho de laranja, na cachaça ou caipirinha. A grelha está sempre pegando fogo, ou melhor, botando fogo, em peças de picanha, linguiças e galetos. Os assados e porções como a farofa de ovo, praticamente ovos à milanesa são devorados (sim, inclusive SÓ a farofa) coletivamente em espetadas de palitos como aperitivos. Um destaque para esse casal adorado da madrugada em plena atividade.
Não há como resistir às porções patrimônios preparados por esse casal com todo carinho e experiência na churrasqueira: os corações de amor e
o melhor pão de alho da vida para acompanhar e “tchutchar” no caldinho deles. Afinal, somos comprometidos com aproveitamento total dessas lindas delícias cor amarelo-manteiga.
Essa casa de Copacabana é o cenário aconchegante de divertidas noites/madrugadas regadas a chopps, algumas cachaças (claro!) e porções diversas. Por 75,00 reais, duas pessoas vivem baixa-gastromia do Sat´s e experimentam o que há melhor na simplicidade botequeira carioca com muita fartura.
O Sat´s abre a partir do almoço e só fecha perto do amanhecer diariamente. Boatos que toda noite realmente boa, acaba ali. O boteco é tão democrático e hospitaleiro que ao pisar ali perde-se títulos e cifrões. Mesmo que frequentado por famosos, chefs da alta gastronomia depois do trabalho, jornalistas consagrados e empresários bem-sucedidos, lá todos somos boêmios.
Galeto Sat´s
Endereço: Rua Barata Ribeiro, 7 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Aberto todos os dias 12:00 até último cliente
Fones: (21) 2275-6197 ou (21) 2543-8841
Aceita cartões de crédito, débito e delivery
* Conteúdo produzido por Isadora Bello Fornari