Muitas vezes passei em frente ao Samburá, na região conhecida como Rota Gastronômica do Sol Poente, em Florianópolis, sem no entanto me dar conta de sua presença. Acho que um dos motivos é que ele fica no lado da rua oposto à praia onde os restaurantes contam com uma bela vista para o mar. Mas, depois que a colega Maíra Ferraz conheceu o lugar e o encheu de elogios, fiquei curiosa – e a primeira experiência me convenceu de que a vista para a praia não é, de fato, um elemento fundamental.
Acho que muita gente concorda comigo, pois reparei que o restaurante está sempre movimentado. No dia que fui até lá, por sorte havia uma única mesa vaga. A casa toda de tijolinhos e com decoração simples, mas aconchegante, dá o tom de um restaurante mais caseiro do que sofisticado – o que muitas vezes é exatamente o que estamos procurando.
Nosso primeiro pedido foram duas caipirinhas, de morango e de limão, coloridas e docinhas.
Aproveitamos para dar uma olhada no Engenho do Fausto, que fica anexo ao restaurante. Quando está em funcionamento, é movido por tração animal e produz sobretudo farinha, que pode ser degustada e adquirida pelos visitantes.
Voltando para a mesa, como estávamos com uma fome de leão, pedimos as entradas. Uma bela casquinha de siri, com recheio de pura carne, sem aqueles pedacinhos de casca que incomodam na hora de mastigar.
E pastel de camarão, um clássico que nunca perde a majestade.
Mas a grande alegria foi quando vieram os pratos principais. Risoto de frutos do mar, feito realmente com arroz arbóreo e muita lula e camarão (pedimos para tirar o berbigão, mas o molusco também faz parte do prato) cozidos no ponto exato. É um prato relativamente difícil de fazer, porque cada elemento tem um ponto diferente de cozimento.
Pedimos também um congrio grill, grelhado com camarões, champignon e as famigeradas alcaparras. Tradicional, nada fora do comum no quesito criatividade, mas também muito bem preparado
Ainda sobrou espaço para uma mousse de limão siciliano bem geladinha.
Estávamos em quatro e a comilança toda, sem bebidas, saiu por volta de 50 reais por pessoa. Ficamos bastante contentes com a experiência como um todo, e nem sentimos falta da tal vista.
Samburá
Estrada Geral Caminho dos Açores, 1.152 - Santo Antônio de Lisboa
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3235-1293
www.restaurantesambura.com.br
* Conteúdo produzido por Fernanda Volkerling