A panela de pressão é daquele grupo de utensílios essenciais para uma cozinha. Ela prepara os alimentos mais rápido, porque, dentro dela, a água atinge temperaturas mais altas do que em uma panela normal. Mas, muita gente tem medo de usar ou até já teve alguma experiência desastrosa da panela de pressão com feijão que explodiu pela cozinha toda.
Mas calma lá, separamos algumas dicas infalíveis para você usar a panela de forma correta e, com certeza, ela não vai oferecer nenhum perigo. Muito pelo contrário, você vai querer usar ela para tudo!
VERIFIQUE O SELO
Antes de comprar qualquer panela de pressão, confira se ela tem o selo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Esse é o órgão responsável por garantir que o utensílio está de acordo com as normas de segurança. Se não tiver, não compre. Outra dica, que parece óbvia, mas é bem importante: leia o manual da sua panela. Existem vários modelos e que podem mudar as orientações de uso.
CUIDADO COM A QUANTIA DE ÁGUA
Dentro de algumas panelas, há uma marca indicando o nível máximo de água que você deve colocar. Se a sua não tiver, não coloque mais do que 2/3 da panela.
ATENÇÃO PARA A VÁLVULA
A válvula da panela não pode, de jeito nenhum, ficar entupida. Se ela estiver obstruída, o vapor não vai sair e a panela pode explodir. Muitas panelas têm válvulas extras que começam a funcionar se a principal estiver entupida. Caso a válvula de segurança seja acionada, desligue o fogo e espere a panela esfriar para abri-la.
BORRACHA DE VEDAÇÃO
Esse item que fica na tampa da panela garante que ela fique completamente fechada e que não entre ar durante o cozimento. Quando lavar a panela de pressão, é muito importante retirar a borracha para que não fique nenhum resíduo de alimento. Além disso, se estiver rachada, desbotada ou soltando com facilidade, deve ser trocada.
Ok, dicas principais passadas, vamos ao modo de uso:
- Coloque o alimento dentro da panela. Se o alimento for muito seco, coloque bastante água para que a panela funcione perfeitamente e evite acidentes.
- Tampe a panela tomando o cuidado que a borracha da tampa esteja bem colocada.
- Leve ao fogo alto até ferver.
- Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo.
- Depois que o tempo de cozimento passar, desligue a panela, espere esfriar e sair toda a pressão de dentro naturalmente. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR TODA A PRESSÃO. Se quiser acelerar esse processo, deixe esfriar um pouco e coloque embaixo da torneira molhando apenas a lateral da panela, nunca o pino.
- Se o pino abaixou e não faz mais barulho quando você toca nele, então toda a pressão saiu e você pode abrir a panela.
Viu, só?! A panela de pressão nem é um bicho de sete cabeças, basta só usá-la corretamente!