O mundo dos drinks costuma gerar curiosidade para os amantes de uma boa mistura alcoólica, e entender sobre esses conceitos pode ser muito mais fácil que a gente imaginava. Existe certo ou errado? É necessário uso de coqueteleira? Quais as melhores combinações? Explicaremos essas e outras curiosidades!
Conversamos com a Claúdia Schumacher, que pôde nos mostrar de forma bem didática as diferenças entre os conceitos de bartenders e mixologistas, contando sobre os drinks clássicos, contemporâneos e populares no Brasil, além de nos ensinar uma receita completa da sua nova paixão de quarentena: Aperol Spritz com Cerveja!
A mixologista iniciou sua carreira nos Estados Unidos, há mais de 10 anos. Hoje, no Brasil, é responsável por dar consultorias para bares da capital gaúcha. E conta que, para entender as diferenças e semelhanças entre bartender e mixologista, basta partimos do princípio que todo mixologista é bartender, mas nem todo bartender é mixologista.
O mixologista, normalmente, tem um conhecimento maior e melhor de destilados, necessitando de um compromisso com qualidade, além de técnicas de produção de insumos naturais, estudo e conhecimento da coquetelaria clássica e contemporânea, buscando sempre novas tendências do mercado.
Existe diferença de formação das duas áreas? Como elas se diferenciam e como é essa formação?
Não existe exatamente uma formação. É mais de como a pessoa quer se posicionar no mercado e evoluir como bartender. Todo mixologista é um bartender, mas nem todo bartender se dedica a aprender mais a fundo sobre destilados e coquetelaria contemporânea para ser um mixologista. O mixologista, na verdade, é isso, um bartender que resolveu se dedicar mais a fundo e investir na profissão como uma carreira.
Como são os modo de trabalho de cada uma das áreas?
Exatamente o mesmo. Vai alterar dependendo da prática, experiência, conhecimento e dedicação de cada bartender.
Todo drink necessariamente precisa ser batido na coqueteleira?
Não, nem sempre... A coqueteleira ajuda, mas não é utensílio obrigatório, e que bom, se não iria limitar muito a nossa criatividade e prática. Alguns drinks costumam ser mexidos, como Negroni e Old Fashioned, e outros montados direto no copo, como Mojito e Caipirinha.
Quais os drinks mais clássicos que todo mixologista ou bartender sabe fazer? E quais são os mais populares?
Os clássicos englobam mais de 200 drinks. Existem muitos entre os chamados old school e contemporâneos. Os clássicos mais populares no Brasil são o Negroni, o Moscow Mule, o Gin Tônica, e o Aperol Spritz. Já os contemporâneos, podemos dar destaque ao Penicilina e ao Boulevardier que têm ganhado bastante popularidade.
E Cláudia, tu teria algum drink preferido?
Sou sempre adepta a um bom e clássico Gin Tônica, mas amo um bom Scotch highball também!
Existe alguma receita fácil e prática que tu gostaria de compartilhar com a gente?
Eu tenho curtido muito fazer drinks com cerveja. Tenho uma dica de um Aperol Spritz com cerveja que além de fácil, fica uma delicia!
APEROL SPRITZ COM CERVEJA
Ingredientes:
- 45ml de Aperol
- 45ml de Suco de Laranja
- 1 Cerveja IPA ou APA
Modo de preparo:
- Em um copo, adicionar o Aperol e o suco de laranja
- Complete com uma cerveja IPA ou uma APA.
- Coloca gelo, e decora com uma fatia de laranja
- Aproveitar o drink!