Preparar bons drinks em casa pode ser um ótimo divertimento. Para quem quer ir além da tradicional caipirinha, selecionamos dicas de bebidas e de utensílios que são legais para iniciar um verdadeiro bar.
QUAIS UTENSÍLIOS USAR
Dosador: é o utensílio que vai ajudar a medir as quantidades de cada bebida, importante para garantir que a receita seja reproduzida de forma correta.
Coqueteleira: alguns drinks devem ser batidos, segundo a técnica de preparo, e para isso será preciso uma coqueteleira. O ideal é bater a mistura com gelo por alguns segundos, até que sinta as mãos geladas.
Colher bailarina: assim como alguns drinks são batidos, outros são misturados. A colher bailarina tem o cabo em formato de espiral, que facilita na hora de girar o líquido com o gelo.
Coador: os drinks são servidos gelados, mas nem todos levam gelo no copo. Após bater ou misturar um drink, separe o gelo e os demais sólidos com um coador na hora de servir.
Os utensílios podem ser encontrados em lojas online especializadas.
BEBIDAS PARA TER EM CASA
Para iniciar um bar em casa, você pode apostar em bebidas como gin, rum branco, uísque Bourbon, vodka sem sabor, saquê e vermute tinto. Essas são boas opções, aquelas consideradas bebidas-base, que permitem o preparo de inúmeras receitas clássicas.
INGREDIENTES DA MODA
Suco de frutas, infusão de ervas e especiarias estão sendo muito usados na coquetelaria. Alguns vermutes, bitters e licores também estão em alta, assim como bebidas gaseficadas. As sidras, feitas à base de maçã vermelha, conhaque ou rum envelhecido também têm um papel importante na mudança do comportamento etílico.
BITTER?
Bitters são bebidas amargas de ervas, geralmente feitas à base de troncos de árvores e cascas amargas de frutas infusionadas com álcool de cereal. Os bitters são importantes pois dão o equilíbrio necessário ao doce, cítrico, ácido e azedo das bebidas.
PARA IR ALÉM
Não é de hoje que ingredientes artesanais estão em alta, e que os bares estão se preocupando em preparar seus próprios bitters e xaropes. A busca pela técnica correta é uma necessidade que também está se tornando tendência na coquetelaria, uma vez que ela minimiza o tempo de produção e preparo, conseguindo extrair o máximo de sabor no menor tempo possível.