O whisky tem um copo especial para ser consumido. As cervejas, da mesma forma. Os vinhos têm diferentes taças para melhor degustar cada estilo. Mas, e a cachaça? Agora, o produto legitimamente brasileiro também tem um copo para chamar de seu.
O bar e restaurante carioca Academia da Cachaça e a bicentenária marca portuguesa de vidros, cristais e porcelana Vista Alegre desenvolveram um copo, produzido manualmente, que leva a assinatura do designer e vidreiro Hugo Amado.
Todo em cristal e com uma pincelada de ouro 24 quilates, as peças são inteiramente artesanais e feitas no sopro, levando em consideração todas as características recomendadas por especialistas para apreciar o melhor da bebida.
As primeiras conversas sobre o copo da cachaça iniciaram em 2017, por iniciativa de Edméa Falcão, fundadora da Academia da Cachaça, que manifestava o desejo de ter um copo à altura da bebida, com aval de Helcio Santos, também sócio-fundador da Academia.
Para o desenvolvimento do copo, capaz de estimular os sentidos visualmente e maximizar os sabores durante a degustação, os sócios reuniram um grupo de especialistas, incluindo produtores, distribuidores, criadores de conteúdo e técnicos, além de um master blender, responsável pela formação e qualificação de mais de 3 mil profissionais da indústria da cachaça. De lá para cá, muitas discussões e experimentos foram realizados, sempre junto com a equipe da Vista Alegre, cujos designers se empenhavam na criação de protótipos.
O copo de cristal chega ao Brasil em kits com duas unidades e será comercializado por R$ 1,2 mil. Uma versão em vidro, mais em conta, já está sendo desenvolvida. No momento, os copos podem ser adquiridos na loja da Vista Alegre, em São Paulo, e as encomendas podem ser feitas pelo site vistaalegre.com