Mais de seis meses se passaram desde que vimos José Inocêncio, então vivido por Humberto Carrão, ter a pele arrancada pelos jagunços do Coronel Firmino (Enrique Diaz) no primeiro capítulo da nova versão de Renascer. Depois de incontáveis reviravoltas e até algumas mudanças em relação à história original, o remake entra em seu último mês de exibição. O folhetim está previsto para terminar em 6 de setembro, com reprise no dia 7.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Renascer foi exibida pela primeira vez em 1993. Em 2024, a trama ganhou uma nova versão assinada pelo neto dele, Bruno Luperi, responsável também pela bem-sucedida regravação de Pantanal.
Apesar de manter-se alinhada ao âmago do roteiro original, o remake de Renascer passou por inovações e mudanças bastante significativas. É por isso que o último mês de exibição reserva surpresas, incluindo novos desfechos para personagens que são queridos pelo público.
Abaixo, Zero Hora elenca o que pode se esperar da reta final da novela.
Desfecho de José Inocêncio
Após romper de vez com Mariana (Theresa Fonseca), José Inocêncio, personagem de Marcos Palmeira, engatou um romance com Aurora (Malu Mader). Mas será que eles seguirão juntos até o último capítulo? O desfecho do casal ainda é incerto, mas há indícios de que a relação possa ser mais duradoura do que foi na primeira versão.
Na trama original, o fazendeiro rejeitava a ideia de ter algo mais sério com Aurora. Já no remake, a postura dele é outra. José Inocêncio vem demonstrando estar disposto a se entregar ao relacionamento, o que indica que os dois podem, sim, acabar juntos. E se isso acontecer, significa que Mariana não conseguirá retornar ao convívio com Inocêncio – diferentemente do que ocorreu na primeira versão.
Entretanto, o desfecho principal do personagem não deve ser alterado: José Inocêncio morre no último capítulo da trama, após pedir desculpas e declarar o seu amor a João Pedro (Juan Paiva), o filho que sempre rejeitou. No plano celestial, ele finalmente reencontra Maria Santa (Duda Santos), o grande amor de sua vida.
João Pedro reencontra Sandra
O mais provável é que o caçula dos Inocêncio tenha o mesmo final da versão original. Assim, João Pedro ficará com Sandra, personagem de Giullia Buscacio, mas terá um caminho difícil até o final feliz com a amada. Nos capítulos que vêm sendo exibidos atualmente, Sandra não quer enxergar o ex-marido nem pintado de ouro, enquanto ele se vê cada vez mais apaixonado por ela.
Os dois precisarão superar a morte da filha (que não aconteceu na primeira versão) para ficarem juntos, em uma jornada que não será fácil, mas que tem tudo para acabar bem. Já Mariana deve ter um raro momento de bom senso e parar de insistir em um romance com João Pedro. O esperado é que, assim como ocorre na primeira versão, ela vá embora da região após a morte de José Inocêncio.
Final feliz para Tião Galinha
Ao que tudo indica, Tião Galinha (Irandhir Santos), um dos personagens mais amados de Renascer, terá um final bem melhor do que o visto na primeira versão da novela. Na história original, o catador de caranguejos comete suicídio após ser preso por um crime que não cometeu. No remake, Tião já foi preso uma vez e, em breve, vai parar atrás das grades novamente. Entretanto, ele conseguirá se livrar das injustiças sofridas.
Com isso, o autor Bruno Luperi deve atender ao clamor dos espectadores e reservar um final feliz para o personagem. A hipótese mais provável é a de que, com a ajuda de Sandra, Tião consiga conquistar o tão sonhado pedaço de terra. Resta saber se isso será suficiente para salvar o casamento com a sua amada Joaninha (Alice Carvalho).
Desfecho incerto para Joana
Não é de hoje que vemos a esposa de Tião Galinha ficar cada vez mais insatisfeita com as maluquices do marido. Entretanto, com tudo o que ele passará no último mês do folhetim, é possível que a relação dos dois se fortaleça. Este seria o final preferido dos espectadores que torcem pela felicidade do catador de caranguejos. Porém, o desfecho de Joana ainda é incerto.
Na primeira versão da novela, com a morte de Tião, ela engata um romance com o padre Lívio, que abandona a batina para segui-la. No remake, Lívio é um pastor, interpretado por Breno da Matta. É pouco provável que ele fique com a personagem de Alice Carvalho.
Em contrapartida, há grandes chances de que o final de Joana seja ao lado de Zinha (Samantha Jones) — que, na primeira versão, era Zinho. Isso romperia totalmente com a história original, mas agradaria uma ala dos espectadores que torce para que a filha de Jupará (Evaldo Macarrão) consiga encontrar o amor. E se for Joana, por quem ela parece estar apaixonada, melhor ainda.
Nova personagem vai abalar corações
Se não ficar com Joana, Zinha pode acabar com Lilith. Trata-se de uma nova personagem que deve chegar à trama na próxima semana, interpretada por Lucy Alves. Ela, que é sanfoneira e usa o nome artístico de Jacutinga, será descoberta por Rachid (Almir Sater) e Norberto (Matheus Nachtergaele) enquanto os dois vão atrás do paradeiro da cafetina. Lilith vai mexer com os sentimentos de várias pessoas ao chegar na vila, incluindo Zinha.
Um romance entre as duas faria sentido, pois, na primeira versão de Renascer, Zinho acabou ao lado de uma personagem que também surgiu na reta final. No entanto, tudo pode acontecer. Bruno Luperi já mostrou que não fica restrito ao roteiro original e, certamente, fará de tudo para fisgar os espectadores neste último mês. Quem ganha é a nação noveleira, que terá a emoção garantida até a estreia da próxima trama das nove, Mania de Você.