No ar desde janeiro, a novela Renascer sairá do horário nobre da Globo em setembro. Com dois terços da trama já exibidos, o público fica cada vez mais próximo de conhecer o destino final dos personagens. O protagonista José Inocêncio é um dos que promete se despedir de forma emocionante, especialmente se tiver o mesmo desfecho da obra original, exibida em 1993.
Na primeira versão do folhetim, após escapar da morte diversas vezes, Inocêncio falece e reencontra Maria Santa. Antes disso, entretanto, o personagem originalmente vivido por Antonio Fagundes cai em uma emboscada e acaba levando quatro tiros. Ele sobrevive ao ataque, mas acaba ficando paraplégico.
A saúde do produtor de cacau, então, começa a se deteriorar. Tudo piora quando uma tempestade atinge a propriedade e Inocêncio acaba caindo da cadeira de rodas ao tentar se proteger da chuva. Depois do acidente, ele fica em seu leito de morte e se recusa a receber medicação.
Enquanto o pai dá os últimos suspiros, João Pedro vive a própria catarse. O personagem interpretado por Marcos Palmeira em 1993 e atualmente vivido por Juan Paiva encontra o facão que o pai fincou no jequitibá e troca o objeto pelo seu. Vale lembrar que a arma que ficou na raiz da árvore por décadas seria responsável por "fechar o corpo" do personagem.
João Pedro entrega o facão para o pai e eles se reconciliam. Inocêncio pede perdão por nunca ter dito ao filho que o amava. Finalmente, o protagonista reencontra o seu grande amor, Maria Santa, interpretada por Patrícia França em 1993 e por Duda Santos na trama atual.