Protagonista de Renascer, Mariana está longe de ser uma mocinha. A personagem vivida por Theresa Fonseca dividiu opiniões na primeira versão da novela, de 1993, e também vem levantando dúvidas nos espectadores do remake exibido atualmente pela Globo. Ninguém entende bem quais são as intenções dela.
Neta de Belarmino (Antonio Calloni), antigo rival de José Inocêncio (Marcos Palmeira na segunda fase), Mariana surge na fazenda do coronel buscando vingança, pois acredita que ele foi o responsável pela morte do avô. Ela acaba se casando com José Inocêncio, e João Pedro (Juan Paiva), filho do fazendeiro que se apaixona por ela, fica arrasado com a união.
Ao longo da novela, Mariana vai convencendo o público de que ama o marido, mas também dá sinais de que sente algo por João Pedro. Essa inconstância acaba por irritar os espectadores, que nunca sabem até que ponto é possível confiar na personagem. Será que ela desistiu mesmo de se vingar de José Inocêncio?
Qual é o final de Mariana?
Caso o remake siga a história original da novela, Mariana não deve se vingar do coronel. Ela realmente se apaixona por José Inocêncio e fica com ele até o último capítulo da novela, quando ele morre.
Diante da partida do amado, Mariana decide iniciar uma nova vida longe da fazenda. Ela parte em viagem e deixa para trás as histórias de seu passado na região cacaueira.
A fazenda fica com João Pedro, que a esta altura já está casado com Sandra (Giullia Buscacio). A personagem, que é filha de Egídio (Vladimir Brichta) e Dona Patroa (Camila Morgado), entrou na trama no capítulo da noite de terça-feira (12).