A ponte Francis Scott Key Bridge, que desabou após um navio de carga colidir com um pilar, é cenário importante da série A Escuta (2002). A trama se passa na cidade onde o acidente aconteceu, em Baltimore, nos Estados Unidos.
A série policial foge dos estereótipos desse tipo de produção ao oferecer ao público uma ampla visão dos problemas de segurança, política, mídia, crime organizado e educação na sociedade. Em geral, o drama se desenvolve na busca das autoridades de segurança para combater o tráfico organizado.
A ponte já serviu de cenário para cenas icônicas da série, como no quarto episódio da segunda temporada, quando o personagem Frank Sobotka está próximo à estrutura, fazendo reflexões com um membro da família, Nick, após descobrir um corpo no local. Logo no início da cena, a ponte aparece compondo a paisagem.
A série está disponível nos streamings Max e Amazon Prime Video.
O autor da produção, David Simon, fez uma publicação sobre o acontecimento em seu perfil no X.
"Pensando primeiro nas pessoas na ponte. Mas a mente vagueia por uma cidade portuária estrangulada. Todas as pessoas que dependem de navios entrando e saindo. As importações de navios, exportações de carvão, trabalho portuário, qualquer tráfego de contêineres que não perdemos para Norfolk (cidade do estado de Virgínia). Indústrias. Empregos. Famílias".
Com o acidente, cerca de 20 pessoas caíram na água e estão sendo procuradas por equipes de resgate. Os membros da tripulação foram encontrados sem ferimentos, segundo apuração do The Guardian. Até o momento, não há informações oficiais sobre vítimas.
Confira o momento da colisão: