O primeiro eliminado do Big Brother Brasil 24 tem nome: Maycon, conhecido como o "tio da merenda" e participante do grupo pipoca. O brother deixou a casa nesta quinta-feira (11), após disputar paredão com Giovanna e Yasmin Brunet.
Na dinâmica, o público votou em quem queria que ficasse no confinamento — ele obteve um total de 8,46% da preferência do público. Giovanna ficou com 42,2%, enquanto Yasmin foi a mais querida pelo espectadores, ficando com 49,34%.
No discurso que inaugura as eliminações do BBB 24, o apresentador Tadeu Schmidt deu alguns indícios sobre o que levou o brother a deixar a casa tão precocemente, destacando que, mesmo que o participante não entenda o que o levou a deixar a casa, o seu jeito de ser pode ter sido o motivador.
Depois de ser eliminado, o catarinense caiu no choro e foi consolado pelos colegas de confinamento. Como o programa tinha mais dinâmicas, ele não foi acompanhado pelos demais brothers e sisters até o portão de saída, deixando o reality sozinho.
Ao receber Maycon do lado de fora da casa, Schmidt falou:
— Foi tudo muito rápido, né?
Eis que teve como retorno do, agora, ex-participante:
— Foi do jeito que eu imaginei que precisava ser.
O apresentador questionou:
— Você imaginou que seria tão rápido assim?
— Não imaginei fosse tão rápido, mas sabia que seria rápido — devolveu o cozinheiro.
Schmidt, que havia citado no seu discurso de eliminação uma frase dita por Maycon para Giovanna, no primeiro dia de confinamento, "um sonho nunca morre", finalizou a sua interação com o catarinense afirmando:
— Queria te dizer que este sonho pode ter morrido, mas tem mil sonhos na vida que não vão morrer.
Curta jornada
Maycon entrou no programa se autointitulando como "tio da merenda" e dizendo ser "a pessoa mais feliz do mundo". No anúncio dos participantes, ele foi um dos mais aclamados, mas assim que as primeiras horas do programa foram passando, a empolgação foi dando espaço para o ranço por parte da audiência. E alguns motivos são: capacitismo, chatice e arrogância.
A prova de resistência realizada no primeiro dia de confinamento foi a ruína de Maycon. Nela, ele entregou a postura capacitista no trato com Vinícius Rodrigues, atleta paralímpico que integra o elenco do grupo camarote.
Maycon teve a oportunidade de indicar alguém para realizar o desafio da prova, que incluía despencar de uma plataforma e rastejar por um circuito, imerso em gosma verde. De cara, o catarinense escolheu Vinícius, que utiliza prótese em uma das pernas. Na indicação, ele fez comentários considerados debochados por parte do público.
— Sobe de boa isso aí (escada), infeliz — disse ele enquanto Vinícius subia a escada que levava à plataforma. — Ó a cara dele fechada, já. Ele falou que queria correr hoje.
Os espectadores já não haviam gostado do comportamento de Maycon e ele conseguiu piorar a situação nas horas seguintes. Em dado momento da prova, o cozinheiro escolar sugeriu colocar um "apelido" no membro amputado de Vinícius, que ficou visivelmente desconfortável com a sugestão do colega.
— Vamos botar um nome no "cotinho". A gente pode botar um apelido no "cotinho"? Te batizar? — disse ele, sem obter resposta do paratleta.
Também durante a prova, Maycon teve extrema dificuldade para controlar a língua. Ele passou boa parte da disputa falando pelos cotovelos, quase sempre bobagens, a ponto de irritar o público e os colegas com os quais estava competindo.
— Isso também faz parte da resistência? — chegou a perguntar Marcus Vinicius, incomodado com a tagarelice do catarinense.
Além de não fechar a matraca, Maycon ainda julgou de bom tom soltar puns durante a dinâmica. Isso mesmo: o brother peidou diversas vezes na prova e anda avisou os colegas que não iria segurar a flatulência.
Para completar, Maycon votou em Yasmin Brunet para o paredão, usando argumentos considerados prepotentes por parte dos espectadores. O brother, que já estava emparedado pela líder Deniziane, afirmou que Yasmin não estava se mostrando no jogo e que queria ver mais dela, em tom de cobrança.
Depois, ao flagrar momentos em que a influenciadora estava interagindo com outros participantes, Maycon a abordou para dizer que era aquilo que ele queria ver, soando inconveniente. Nas redes sociais, o público acusou o cozinheiro de "se achar um especialista em BBB".
Davi também procurou Maycon durante a festa de quarta-feira (10) para dar um toque no catarinense, que não reagiu bem e, novamente, foi acusado de arrogância. Na conversa com o baiano, o cozinheiro negou os conselhos, disse que seu objetivo não era ganhar o programa e que preferia sair com alguém forte.