O Big Brother Brasil 24 começou nesta segunda-feira (8) com uma prova do líder de resistência, que já passa de 17h. Durante a disputa, uma fala de Maycon para o colega Vinicius Rodrigues fez com que ele passasse a ser acusado de falas capacitistas nas redes sociais.
Na prova, o cozinheiro perguntou ao atleta paralímpico se poderia "colocar um apelido" na prótese do velocista, e sugeriu o nome de "cotinho". O termo vem da palavra "coto", popularmente usada para se referir à parte restante de um membro amputado.
— A gente pode botar um nome no cotinho — questionou o cozinheiro de Balneário Camboriú (assista abaixo).
Marcus Vinicius, então, rebateu a fala do brother:
— Brincadeira tem limite.
Vinicius Rodrigues, 29 anos, teve parte da perna esquerda amputada depois de ter sofrido um acidente de carro em Maringá (PR). Em um determinado momento da prova do líder, ele precisou interromper o percurso e retirar a prótese da perna para conseguir seguir em frente. Ele desistiu da disputa depois de mais de nove horas de resistência.
Na prova, cada jogador tem uma bancada com um botão. Uma nova rodada começa assim que aparece uma mensagem de atenção no telão. Cada participante precisa apertar o botão da bancada ao ouvir o som de uma buzina, faróis ou a música da Chevrolet (patrocinadora da prova). O jogador que apertar primeiro escolhe um adversário para cumprir o desafio, que também é realizado pelo último que apertar o botão. Essa parte da prova exige que o jogador atravesse um pequeno circuito com obstáculos e lama.
As falas de Maycon repercutiram de forma negativa nas redes sociais.
"Menos de 24h de programa e o Maycon já foi capacitista 2x com o Vinicius, e independentemente se ele se incomoda ou não, esse tipo de pergunta não se faz para uma pessoa amputada se você não tiver o mínimo de intimidade", escreveu o influenciador e ativista Ivan Baton no X (antigo Twitter).
"Maycon ganhou meu ranço com o comentário capacitista ao escolher Vini. 'Bora brincar, Vini. Ele falou que ele queria correr hoje... Não precisa ficar com medo não, olha pra cima'. A prova em si foi mal pensada em questões inclusivas, mas vamos ter senso, né?" disse outro internauta.
O que é capacitismo
Capacitismo é o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência (PcD). De acordo com o Ministério da Cidadania, há alguns exemplos que identificam essa prática, como o uso de expressões inadequadas, olhares de julgamento, invasão de privacidade e ausência de pessoas com deficiência em diversos espaços.