Ao longo de nove temporadas, o reality show Largados e Pelados levou diferentes duplas para encarar o desafio de sobreviver com pouquíssimos recursos e sem roupas em florestas tropicais e desertos áridos ao redor do mundo. Diferentemente de outros programas de sobrevivência, o prêmio por permanecer 21 dias em ambientes hostis era estritamente a satisfação pessoal, não havia quantia em dinheiro.
Para comemorar os 10 anos da atração, celebrados neste mês de novembro, o Discovery está transmitindo a primeira temporada de Largados e Pelados: A Competição, uma nova produção da franquia. Pela primeira vez, 12 ex-participantes do programa terão de encarar regiões selvagens por 45 dias e competir uns contra os outros pela permanência, em que apenas um será o ganhador. Quem chegar até o fim leva o prêmio de US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil) para casa.
Os participantes encaram o árido deserto de Oribi, na África do Sul, em uma dinâmica capaz de testar os limites e as habilidades, mas de uma forma um pouco diferente. Assim como na versão original do reality, eles passam os primeiros 21 dias em dupla, procurando por suprimentos, abrigo e pelas ferramentas necessárias para que sobrevivam.
Se um dos dois desistir, ambos estão automaticamente eliminados. Aqueles que resistirem a este primeiro desafio, partem para a novidade: a competição individual.
Até o fim dos 45 dias, eles terão de enfrentar uma dinâmica em grupo, competindo com e contra os companheiros a partir de desafios propostos pela produção, que incluem, por exemplo, acender uma fogueira de modo primitivo e depois ferver uma panela com água. Assim, quem completar a tarefa, avança para a próxima fase.
No Brasil, a estreia de Largados e Pelados: A Competição ocorreu em 5 de novembro. Com 10 episódios ao todo, a série vai ao ar aos domingos, às 20h50min, no Discovery. No mesmo horário, o capítulo fica disponível no Discovery+ e no Amazon Prime Video, assim como os anteriores.