O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), contará com programação especial na TV e no streaming. Seja em entrevistas ou em programas e filmes, as produções trazem à tona a discussão sobre racismo e ressaltam o talento de artistas negros.
Para marcar o mês, exposições e outras atividades também entram na programação em alusão à data e à luta antirracista como um todo.
Dia da Consciência Negra na TV e no streaming
Especial Histórias Impossíveis
- Na Globo, às 23h55min
A Globo transmite na noite desta segunda o último episódio da série Histórias Impossíveis, que irá compor o especial Falas Negras, em alusão ao Dia da Consciência Negra. O episódio será exibido após Todas as Flores. A partir de uma narrativa ficcional carregada de mistérios, a produção propõe discussões sobre os estereótipos criados para personagens negros ao longo da história do audiovisual.
No centro da trama, Janaína (Grace Passô), uma roteirista negra, tem um encontro com a equipe de autores, todos brancos, de um novo projeto audiovisual, cuja imersão é realizada em uma fazenda do Interior, herança da época colonial. A chegada dela gera desconforto tanto aos demais roteiristas — o que provoca conflitos na equipe —, quanto aos funcionários da fazenda, como Benê (Neusa Borges), Justino (Leandro Firmino) e Dita (Dandara Abreu), que aos olhos de Janaína, apresentam comportamentos estranhos.
Nova temporada do programa Entrevista
- No Futura, às 20h45min
O Canal Futura estreia a nova temporada do programa Entrevista. A atração exibida de segunda a sexta-feira irá focar na educação antirracista, com 24 entrevistas comandadas pela cofundadora, diretora e conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Cida Bento.
O primeiro programa será com a cantora Leci Brandão, também deputada estadual por São Paulo, que vai falar sobre Escola de Samba Educadora. Outros 19 líderes da causa antirracista estão entre os convidados do Entrevista. Todos os episódios serão disponibilizados no Globoplay.
Mostra de cinema na MUBI
Com a mostra Excelência Preta: O Protagonismo Negro no Cinema, a plataforma MUBI oferece 32 filmes que focam na importância da representatividade. Desde 16 de novembro, já estão disponíveis 27 títulos na plataforma e os cinco restantes entram no catálogo nesta terça-feira (21).
Entre os filmes que estão no especial, destacam-se as produções brasileiras: Baronesa (2018), de Juliana Antunes, Desvirtude (2021), de Gautier Lee, A Vizinhança do Tigre (2016), de Affonso Uchoa, Jonas e o Circo Sem Lona (2015), de Paula Gomes, Ventos de Agosto (2014), de Gabriel Mascaro, e Corpo Delito (2017), de Pedro Rocha.
Para completar a coleção, os curtas de vanguarda Surviving You, Always (2020), em 28 de novembro, e A Human Certainty (2021), no dia 29, do britânico Morgan Quaintance, entram na MUBI também.