À frente na maioria das enquetes para ser a oitava eliminada do BBB 23, Key Alves já se deu conta de que está isolada na casa mais vigiada do Brasil. Desde a eliminação de Gustavo e, depois, de Fred Nicácio, a atleta vem assistindo, dia após dia, seus aliados do grupo fundo do mar se afastarem, ao mesmo tempo em que as rivalidades com MC Guimê e Larissa separam ela mais ainda dos brothers do quarto deserto.
— Foi só o Caubói sair que todo mundo me virou a cara — decretou na última quinta-feira (2).
A dinâmica dentro da casa repete o mesmo fenômeno que vem ocorrendo com o público. Inicialmente, Caubói e Key eram vistos como participantes fortes e tinham grandes chances de chegar à final juntos. Porém, uma série de erros fez a popularidade do casal derreter.
No paredão contra Domitila Barros e Sarah Aline, a jogadora de vôlei aparece na frente em três das quatro enquetes acompanhadas por GZH. Sarah Aline aparece como favorita a ser eliminada em apenas um levantamento.
Apesar de as enquetes não terem influência no resultado da votação realizada pela Globo, elas servem como uma amostra do que deve ser visto na noite desta terça-feira (7). A seguir, reunimos os motivos que fazem de Key a candidata mais forte a próxima eliminada no BBB 23, e analisamos se há chance de Sarah virar o jogo:
Ex-casalzão
Gustavo e Key entraram amarrados um ao outro no BBB 23 e se apaixonaram tão rápido quanto o público se apaixonou pelos dois. Era difícil não achar fofo o sorriso fácil da atleta com qualquer piada sem graça que o fazendeiro fazia para tentar conquistá-la.
O primeiro beijo do casal GusKey não demorou para acontecer. Nas primeiras semanas, foi divertido acompanhar a relação tomando forma — seja na debatida decisão de irem ou não para baixo do edredom, na forte parceria durante as provas do líder ou nas revelações calientes que compartilhavam um com o outro.
Os dois quase foram queridinhos do público, não fosse ele: o poder. Depois que Gustavo venceu duas provas do líder seguidas, a reputação do casal foi ladeira abaixo.
Delírio de grandeza
É comum, no BBB, que a liderança deixe os brothers confiantes. Gustavo e Key, porém, parecem ter caído na ilusão de que estariam imunes e poderosos para sempre: no conforto da suíte do segundo andar, falaram mal de amigos, tramaram estratégias sujas e chegaram a impedir que aliados entrassem no quarto para comer os quitutes oferecidos ao líder.
Como essas atitudes não foram vistas por ninguém na casa, Gustavo e Key continuaram com a pose de "casalzão" entre os brothers. Tanto que Paula, quando foi eliminada, surpreendeu-se ao descobrir a falsidade da dupla.
— Na casa, o Caubói e a Key são o "casal felicidade", "casal joiinha", "casal top" aqui de fora. Pra mim, tá mais pra vilão do que pra outra coisa — alfinetou a biomédica, em entrevista no Mais Você.
Falsidade
Contudo, fora da casa, Key é vista pelo público como falsa e fofoqueira. Junto com o namorado, ela quase gabaritou a lista de colegas de confinamento de quem falou mal. E tudo pelas costas, já que a atleta raramente dá sua opinião sobre outros participantes na frente deles com a mesma sinceridade.
Em relação a Fred Nicácio, o falatório ficou mais pesado. Além do episódio em que afirmou sentir medo do médico após Cristian comentar que o viu rezando de madrugada e parado em frente à cama do casal (lembrando que o fluminense é de religião de matriz africana), Key tentou jogar o até então aliado na fogueira quando se viu ameaçada de ir ao paredão.
Key também parece ter dificuldade de assumir seus posicionamentos no jogo. Quando Cristian votou em Nicácio na frente da casa toda, a sister deu um show de atuação ao se dizer surpresa com o que chamou de "traição" do gaúcho — apesar de, o tempo todo, ter concordado com as opiniões dele sobre o médico.
Falta de sororidade
Key também é muito criticada por sua falta de empatia com outras mulheres. Primeiro, atacou Larissa de graça, por ciúme da catarinense com Caubói. Ao se referir a ela (pelas costas), chegou a usar as palavras "piranha" e "cachorra", o que pegou muito mal com o público.
Com Bruna Griphao, a mesma coisa. Key implicou com a loira sem razão aparente desde a primeira semana e também chegou a chamá-la de "vagabunda" e "mimadinha".
KeyVision
Assim como a super-heroína Wanda na franquia da Marvel, Key parece ter criado uma realidade paralela para si no BBB 23. Adepta das mentiras, das omissões e das hipérboles, a jogadora de vôlei ganhou uma comparação com a série WandaVision em um vídeo exibido durante o reality.
Entre as mentiras mais célebres da participante, está uma sobre o valor que recebe com sua conta no OnlyFans. Em conversa no reality, ela admitiu que, antes de entrar no programa, dizia à imprensa que recebia R$ 200 mil na plataforma de conteúdo adulto.
— Só que não era esse valor. Eu chutei para chamar atenção — assumiu no confinamento.
Isso sem falar nas vezes em que Key aumentou situações para parecer mais corajosa, combativa ou forte. Certa vez, a atleta disse, no quarto do líder, que havia armado um barraco com Fred Nicácio, quando, na realidade, havia apenas discordado de uma fala dele, de forma amena. Em outro momento, ela disse que havia se saído muito melhor em uma prova do líder do que de fato se saiu.
Sarah Aline pode virar o jogo?
A edição atual do BBB tem mostrado que nem sempre as enquetes acertam os resultados de paredões. Sarah Aline, que aparece em segundo lugar na maioria das pesquisas, é quem tem mais chances de surpreender o público e sair no lugar de Key.
Isso pode ocorrer porque, apesar de a atleta ser motivo de ranço para parte significativa do público do BBB, ela ainda movimenta mais o jogo do que a psicóloga — vista como "planta" nas redes sociais. Além disso, após a saída de Fred Nicácio, há um temor entre os fãs de que o programa fique sem conflitos e entre no marasmo.
Outro ponto que pesa contra Sarah Aline é que, desde a última formação do paredão, o quarto fundo do mar se dividiu em dois grupos — de um lado, Cezar, Domitila e Key e, do outro, a psicóloga, Gabriel e Marvvila. Assim, Sarah tem as duas torcidas contra ela, o que pode influenciar na votação.
Contudo, por ter tido coragem de puxar votos em Larissa durante a formação da berlinda e após se posicionar de forma mais firme contra Fred, que a indicou ao paredão, no último jogo da discórdia e durante o barraco da madrugada na casa, a psicóloga pode ter conquistado mais simpatia do público.
*Produção: Mariana Barcellos