Se no início do BBB 23, alguém avisasse que Larissa acabaria eliminada em um paredão com Domitila Barros, é possível que o espectador achasse se tratar de alguma piada. A professora de educação física era uma das favoritas nas primeiras semanas do reality, enquanto a ex-Miss Alemanha era pouco querida pelo público, além de figurar no hall de plantas da edição. Porém, uma das melhores coisas do BBB é que ele é imprevisível.
Larissa deixou o programa na última terça-feira (14), com 66,75% dos votos. Já Domitila recebeu apenas 3,27% de rejeição, consagrando de vez a sua nova fase no reality: de insignificante para o jogo, a pernambucana se tornou uma das principais responsáveis por movimentar a disputa. E ainda que a passos lentos, a sister conquistou também uma legião de fãs, os chamados "domitilers". Abaixo, GZH relembra os motivos que levaram Domitila a virar o jogo.
Quarto branco
O maior responsável pelo crescimento de Domitila foi o quarto branco. A sister foi parar na dinâmica por ter apertado um botão misterioso que foi instalado no jardim da casa. Ela não teve medo de se colocar à disposição do jogo ao tocar o dispositivo, muito menos ao escolher Fred, seu rival, para encarar o desafio ao seu lado, apesar do histórico positivo dele em provas de resistência. A coragem da pernambucana foi elogiada nas redes sociais.
No quarto branco, os dois precisaram ficar dentro de um carro enquanto seguravam o logo do patrocinador. Quem deixasse cair, perderia a prova e iria direto ao paredão. Foi o que aconteceu com Domitila, que acabou cochilando e derrubando o objeto. Fred, então, faturou o carro e uma imunidade.
Apesar de ter perdido a prova, a sister ganhou muito com sua participação na dinâmica. Como estava no centro das atenções, ela conquistou tempo de tela na edição do programa, o que permitiu que mostrasse mais de si aos espectadores. E mostrou bem.
Domitila foi curta e grossa com Fred e deixou claro que não abaixaria a cabeça para ele. Como o brother já estava queimado com o público por conta da trapalhada que fez ao indicar Sarah Aline ao paredão para supostamente proteger Marvvila, ela ganhou ainda mais a simpatia dos espectadores.
Saída de Fred Nicácio
Outro ponto crucial para a trajetória de Domitila foi a saída de Fred Nicácio, apesar de isso significar, para ela, a perda do principal aliado. É que o médico roubava a cena no programa, era um dos protagonistas da edição, o que bem ou mal acabava por ofuscar a sister, que permanecia sempre à sombra dele.
Um exemplo claro disso é o modo como a pernambucana repetia as coisas que o amigo falava diante dos outros, como se estivesse reforçando o pensamento dele. Perdia, assim, a oportunidade de expor as suas próprias ideias e acabava parecendo um papagaio de pirata. A sister chegou a virar meme por conta disso.
O fato é que, para o programa, a saída de Nicácio foi péssima — afinal, ele causava no jogo. Já para Domitila, vê-lo dizer adeus ao programa foi estrategicamente bom. No fim das contas, sem o amigo expansivo do lado, ela acabou aparecendo mais no reality.
Aleatoriedades
Domitila é uma das participantes mais engraçadas do BBB. E tem explicação: a sister é um poço de aleatoriedades. Quando o mundo parece estar caindo na cabeça dos confinados, ela sempre tem alguma pérola completamente inesperada na ponta da língua.
Os exemplos são muitos. Houve a vez em que uma briga generalizada iniciou bem no meio da ação de um dos patrocinadores do programa e, em vez de se preocupar em apartar a discórdia — a reação mais previsível —, Domitila soltou: "A Dove não merece isso". E como esquecer de quando a sister cantou Baby Shark, numa tentativa meio estranha de acalmar Cezar Black, que chorava copiosamente? Ou quando, ela própria aos prantos, recitou versos de Vida Loka (Parte 1), canção dos Racionais MC's? Ou, ainda, o dia em que, completamente do nada, a sister disse acreditar que Elon Musk está criando seu filho em outro planeta?
Além das tiradas icônicas, Domitila diverte até quando fica calada. A sister não consegue conter a expressão facial e, em determinadas situações, faz caras e bocas capazes de despertar o riso do espectador só de olhar. Ela é imprevisível e divertida, alguém que dá vontade de assistir no reality.
Sequência de paredões
O ponto negativo que a saída de Nicácio trouxe para a vida de Domitila no jogo foi que, sem o médico na disputa, ela acabou virando o principal alvo do grupo deserto. Mas até isso acabou por ajudar a sister de alguma forma. Em 23 edições, o BBB já ensinou que ser indicado a muitos paredões não é necessariamente ruim. O público tende a se compadecer quando surge na edição algum "perseguido", aquela pessoa que enfrenta a berlinda quase semanalmente e é o alvo preferido nos jogos da discórdia.
Domitila é perseguida no BBB 23 — Alface e Cezar Black também podem se encaixar. No caso dela, a sequência de indicações ao paredão se dá porque os oponentes julgam a sister como fraca. Quando algum rival eminentemente emparedado resolve "escolher" com quem quer disputar a berlinda, é o nome de Domitila que surge, mesmo ela tendo voltado de todas os paredões que encarou até o momento.
A sister já percebeu que é tirada para fraca e que não está nem perto de ter sossego no BBB, pois deve continuar como alvo principal do grupo deserto. Porém, quando reclama de encarar tantos paredões em sequência e desafia os oponentes que nunca sentiram o gostinho da berlinda, é acusada de arrogância e vitimismo.
O mesmo não acontece quando alguém do grupo deserto desabafa sobre algo parecido. Amanda, por exemplo, que se sente perseguida, mas só encarou um paredão. É como se houvessem dois pesos e duas medidas para os "deserters", o que já está irritando o público e, mais uma vez, contando a favor de Domitila.