Prova recente do fascínio que criminosos em série despertam no público é o sucesso de Dahmer: Um Canibal Americano, da Netflix, inspirada em crimes reais cometidos pelo serial killer Jeffrey Dahmer, que entre 1978 e 1991, matou 17 homens nos Estados Unidos.
A série, que vem gerando controvérsias por utilizar assassinatos reais como base para entretenimento, está longe de apostar em uma fórmula nova. A seguir, GZH recorda outras sete produções sobre serial killers disponíveis no streaming, inspiradas ou não em eventos reais, que também fizeram sucesso à sua própria maneira.
7 produções parecidas com "Dahmer: Um Canibal Americano"
1. American Crime Story: The Assassination of Gianni Versace (Star+)
Também assinada por Ryan Murphy, nome por trás de Dahmer, a segunda temporada de American Crime Story mescla drama e suspense ao reconstituir os eventos que levaram aos assassinatos cometidos pelo serial killer Andrew Cunanan em 1997, entre eles o do ícone da moda Gianni Versace. A obra, disponível no Star+, chegou a conquistar um Globo de Ouro em 2019, de melhor série limitada ou filme para TV.
2. Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal (YouTube Movies)
Também unindo ficção e realidade, o filme Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal traz Zac Efron como o famoso serial killer, responsável pelo estupro e assassinato de pelo menos 30 mulheres nos EUA. A trama, no entanto, é contada pelo ponto de vista de Liz Kendall (Lily Collins), namorada que desconhecia a monstruosa vida dupla de Theodore Robert Cowell (1946-1989), nome verdadeiro de Bundy. Disponível no YouTube Movies e em outras plataformas de video on demand, a obra gerou polêmicas antes mesmo da estreia, por colocar um galã no papel de assassino.
Vale recordar que o assassino é personagem de um documentário disponível na Netflix, Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy, indicado ao Emmy 2019. E já foi tema de diversas outras produções para o cinema e para a televisão, incluindo o filme Ted Bundy: A Confissão Final, com Luke Kirby e Elijah Wood, também disponível na Netflix.
3. Halloween: A Noite do Terror (Paramount+)
Um serial killer à solta no Dia das Bruxas? É exatamente o que oferece Halloween: A Noite do Terror, disponível no catálogo do Paramount+. No longa de 1978, Michael Myers (Nick Castle/Tony Moran) foge de um hospital psiquiátrico em 31 de outubro, após ter sido internado por ter assassinado a própria irmã na infância, somente para matar mais adolescentes. Com um orçamento de cerca de US$ 300 mil, o diretor John Carpenter conseguiu que sua obra arrecadasse mais de US$ 60 milhões, em mais um fenômeno para a conta dos assassinos em série e que mostra que o sucesso do subgênero não tem nada de novo.
4. Hannibal (Amazon Prime Video)
Originalmente exibida entre 2013 e 2015 e atualmente disponível no Amazon Prime Video, a série Hannibal foi outra produção que deu o que falar ao explorar a origem da relação entre o especialista em perfis criminais do FBI Will Graham (Hugh Dancy) e o serial killer canibal Dr. Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen). Mundialmente famoso graças aos filmes O Silêncio dos Inocentes (1991) e Hannibal (2001), em que Lecter é interpretado por Anthony Hopkins, o personagem na verdade é anterior às adaptações cinematográficas, tendo sido apresentado ao público no livro Dragão Vermelho, de Thomas Harris.
5. Criminal Minds (Star+)
A série mais longeva da lista, com 15 temporadas, originalmente exibidas entre 2005 e 2020 (um revival com parte do elenco original está atualmente em produção), Criminal Minds permaneceu tanto tempo no ar apostando não somente em um assassino em série, mas em dezenas deles. A produção acompanha um esquadrão do FBI especializado na arte de criminal profiling, isto é, a análise dos perfis de criminosos para tentar desvendar seus próximos passos e prendê-los antes que façam novas vítimas. A cada episódio, praticamente, um serial killer diferente é investigado. Disponível no Star+.
6. Mindhunter (Netflix)
Com duas temporadas, Mindhunter pode ser vista quase como uma prequel não oficial para Criminal Minds. Ambientada no final dos anos 1970, a série produzida pelo cineasta David Fincher mostra a implementação da ciência de criação de perfis psicológicos de homicidas em série dentro do FBI, como metodologia para capturar serial killers. Baseada em um livro sobre a vida e a trajetória do agente do FBI John Douglas, a produção retrata o jovem agente Holden Ford (Jonathan Groff) entrevistando assassinos para tentar compreender a mentalidade por trás de suas sádicas ações. Disponível na Netflix.
7. Mentalist (HBO Max e Amazon Prime Video)
Também com foco naqueles que perseguem um serial killer, Mentalist (2008-2015) apresenta talvez uma das mais longas perseguições a um assassino em série na história recente da televisão. O protagonista do drama policial, Patrick Jane (Simon Baker), passa cinco temporadas e parte do sexto ano da série em busca de Red Johh, o misterioso serial killer que matou sua filha e sua esposa. É verdade que a maior parte dos episódios traz outros casos menores, que Jane ajuda a solucionar com sua sagacidade como ex-vigarista que se passava por medium, mas a sombra de Red John nunca se distancia muito da trama de Mentalist, disponível na HBO Max e no Amazon Prime Video.