O Emmy Awards praticamente seguiu o roteiro esperado na noite de segunda-feira (12), entregando os maiores prêmios da noite para o drama Succession, da HBO Max, para a comédia Ted Lasso, da Apple TV+, e para a minissérie The White Lotus, também da HBO Max, três líderes de indicação e que chegaram a Los Angeles como favoritos.
Mas também houve espaço para surpresas na premiação, como dois Emmys para o drama sul-coreano Round 6, da Netflix, primeira série dramática de língua não-inglesa a ser indicada ao prêmio; e um troféu de melhor atriz coadjuvante em comédia para Sheryl Lee Ralph, de Abbot Elementary (Star+), que surpreendeu o público cantando ao receber sua estatueta, em um dos momentos mais memoráveis da noite.
A seguir, veja onde assistir a essas e outras séries premiadas com a maior distinção da TV dos Estados Unidos.
Round 6 (uma temporada)
- Disponível na Netflix
- Emmy: melhor direção em série de drama para Hwang Dong-hyuk; melhor ator em série de drama para Lee Jung-jae
Primeira série dramática de língua não-inglesa a ser reconhecida pelo Emmy, a produção sul-coreana apresenta ao público um sinistro jogo, disputado em seis rounds: 465 endividados se enfrentam em jogos infantis tradicionais da Coreia do Sul, em que o grande campeão fatura uma fortuna de 45,6 bilhões de wones (cerca de R$ 208 milhões, na conversão atual), mas os perdedores pagam com a própria vida.
Ted Lasso (duas temporadas)
- Disponível na Apple TV+
- Emmy: melhor ator coadjuvante em série de comédia para Brett Goldstein; melhor ator em série de comédia para Jason Sudeikis; melhor direção em série de comédia para MJ Delaney; melhor série de comédia
Inspirada em um personagem que Jason Sudeikis interpretava em comerciais de TV da NBC Sports, produzidos para divulgar a Premier League nos EUA, Ted Lasso segue as desventuras do treinador de futebol americano homônimo, que é contratado para treinar um time de futebol tradicional em Londres — apesar de não saber nada sobre a diferença entre os dois esportes e equipado somente com seu bom humor e boa disposição para incentivar seu time a ser melhor. Leia mais sobre a segunda temporada de Ted Lasso.
Succession (três temporadas)
- Disponível na HBO Max
- Emmy: melhor ator coadjuvante em série de drama para Matthew Macfadyen; melhor roteiro em série de drama para Jesse Armstrong; melhor série de drama
Em sua terceira temporada, o drama Succession acompanha as intrigas da família Roy, dona de um conglomerado internacional de mídia. Os laços entre os herdeiros do clã começam a ruir quando o patriarca, Logan (Brian Cox), anuncia que vai se aposentar e cada qual quer ser seu sucessor. Leia por que assistir a Succession aqui.
The White Lotus (minissérie)
- Disponível na HBO Max
- Emmy: melhor ator coadjuvante em minissérie para Murray Bartlett; melhor atriz coadjuvante em minissérie para Jennifer Coolidge; melhor direção em minissérie para Mike White; melhor roteiro em minissérie para Mike White; melhor minissérie
Um assassinato é cometido em um resort de luxo no Havaí, mas quem morreu ou quem o matou segue um mistério no início de The White Lotus. Em vez de responder a questão diretamente, a minissérie recua uma semana para revelar todas as disfuncionalidades e dramas no grupo heterogêneo de pessoas envolvidas no caso, que vai dos trabalhadores do hotel aos ricaços que passam as férias no local. Leia a crítica completa de White Lotus aqui.
Abbott Elementary (duas temporadas)
- Disponível no Star+
- Emmy: melhor atriz coadjuvante em série de comédia para Sheryl Lee Ralph; melhor roteiro em série de comédia para Quinta Brunson
Seguindo os passos de grandes sucessos como The Office e Parks and Recreation, a sitcom mockumentary Abbott Elementary acompanha o dia a dia de um grupo de professores de uma escola pública norte-americana.
Euphoria (duas temporadas)
- Disponível na HBO Max
- Emmy: melhor atriz em série de drama para Zendaya
Euphoria aborda os dilemas da juventude e, entre eles, gênero e sexualidade são um dos focos. A trama principal envolve a relação entre Rue (Zendaya) e Jules (Hunter Schafer), uma menina trans que enfrenta dilemas sobre a sua identidade.
Hacks (duas temporadas)
- Disponível na HBO Max
- Emmy: melhor atriz em série de comédia para Jean Smart
A comediante em decadência Deborah Vance (interpretada por Jean Smart, duas vezes vencedora do Emmy pelo papel) divide os holofotes de Hacks com a jovem roteirista Ava Daniels (Hannah Einbinder), cuja missão é atualizar o repertório de Vance e, se possível, salvar a carreira da estrela.
The Dropout (minissérie)
- Disponível no Star+
- Emmy: melhor atriz em minissérie para Amanda Seyfried;
The Dropout narra a jornada de Elizabeth Holmes (Amanda Seyfried) empresária que foi comparada a Steve Jobs antes de cair em desgraça. Ex-estudante de Stanford, ela abandonou a universidade aos 19 anos para fundar uma startup de tecnologia. Apesar de ter certeza de que revolucionaria o mundo com uma máquina capaz de fazer exames de sangue complexos com apenas uma gota, inclusive convencendo grandes investidores a colocarem milhões em sua ideia, ela nunca obteve um protótipo funcional, eventualmente sendo processada por fraude. Leia a crítica completa de The Dropout.
Dopesick (minissérie)
- Disponível no Star+
- Emmy: melhor ator em minissérie para Michael Keaton
Baseada no livro de não ficção Dopesick: Dealers, Doctors and the Drug Company that Addicted America, de Beth Macey, a minissérie mergulha na crise de opioides causada pela farmacêutica Purdue Pharma, cuja propaganda agressiva de um analgésico altamente viciante causou centenas de milhares de mortes por overdose nos Estados Unidos. Leia mais sobre Dopesick aqui.
Ozark (quatro temporadas)
- Disponível na Netflix
- Emmy: melhor atriz coadjuvante em série de drama para Julia Garner
Marty Byrde (Jason Bateman) é um consultor financeiro que coloca sua família em risco após aceitar participar de um esquema de lavagem de dinheiro com traficantes. Esse foi o terceiro Emmy para Julia Garner por sua interpretação de Ruth.
Last Week Tonight with John Oliver (nove temporadas)
- Disponível na HBO Max
- Emmy: melhor programa de variedade de talk show
Há sete anos consecutivos o vencedor do Emmy de melhor talk show de variedades, o programa de John Olivier traz o humorista britânico cobrindo, a cada semana, um assunto relevante no noticiário americano ou internacional, de forma aprofundada e crítica, sem deixar de lado o humor ácido e mordaz. Leia mais sobre Last Week Tonight aqui.
Jerrod Carmichael: Rothaniel (especial)
- Disponível na HBO Max
- Emmy: roteiro de especial de variedades
Escrito e estrelado pelo comediante norte-americano Jerrod Carmichael, que usou a produção para assumir que é homossexual, o programa foi o terceiro especial de stand-up do humorista para a HBO. Com direção de Bo Burnham.
Lizzo's Watch Out for the Big Grrrls (reality show)
- Disponível no Amazon Prime Video
- Emmy: melhor reality show de competição
Conduzido pela cantora Lizzo, de Big Grrrl Small World (2015), o reality show acompanha a busca da artista por novas dançarinas. As "meninas grandes" do título precisam mostrar que tem o talento e a atitude certa para entrar para o time da estrela do pop.