O Mestre do Sabor, reality gastronômico da TV Globo, definiu nesta quinta-feira (15) seus quatro finalistas. Em uma sequência de duas provas, os chefs Cadu Moura, Danilo Takigawa, Pedro Barbosa e Rodrigo Guimarães garantiram suas vagas na final da competição, marcada para a semana que vem.
A primeira prova da noite classificou diretamente para a final os chefs Cadu Moura e Danilo Takigawa. O desafio era criar um prato com ingredientes selecionados de uma única cor, definida por sorteio, em até 50 minutos.
Danilo Takigawa, que trabalhou com insumos da cor verde, serviu creme de feijão com salsinha, aspargo defumado, crocante de couve e vinagrete de hortelã. Ele foi escolhido como autor do melhor prato da prova pelos mestres Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafael Costa e Silva. Já Cadu utilizou ingredientes amarelos para preparar um tartare de tomate com carambola, prato que lhe garantiu a segunda vaga direta para a final.
— Não sei nem explicar, estou muito feliz, isso dá uma confiança ao nosso trabalho. A sensação é indescritível, uma coisa é assistir de casa. Cada dia que a gente vem gravar um programa é emocionante — comemorou o chef Danilo.
Segunda etapa
Com Cadu e Danilo já garantidos na final, os outros quatro semifinalistas, Carol, Pedro, Rodrigo e Vitória, tiveram uma nova chance em uma prova individual e eliminatória. Os chefs foram desafiados a preparar um prato usando um corte de carne suína em 60 minutos. Cada um deles precisava usar um produto diferente e a decisão deveria ser tomada em consenso, dispensando sorteio.
Vitória escolheu costela, Carol pegou a picanha suína, Rodrigo escolheu a barriga, e Pedro ficou com a copa lombo. Já no início da prova, Vitória enfrentou dificuldades para usar a máquina de vácuo e contou com a ajuda de Pedro.
— Estava muito nervosa por não ter sido escolhida direto para a final, aí tentei uma, tentei duas e não consegui. Pedi ajuda para o Pedro, ele me ajudou e consegui dar vácuo — contou a chef.
Após os 60 minutos de prova, os chefs submeteram os pratos à avaliação dos mestres. Quem levou a melhor foi Pedro Barbosa, que preparou copa lombo com acelga recheada, e Rodrigo Guimarães, que serviu barriga de porco com abóbora e espuma de requeijão defumado.
— A sensação de ser o primeiro selecionado na segunda etapa foi incrível, tive que ajoelhar e agradecer, foi um momento único na minha vida — celebrou Pedro, que se ajoelhou para comemorar o título de melhor prato da prova.
Despedidas
Carol Francelino e Vitória Gasques se despediram da competição. Carol apresentou aos mestres uma picanha de porco com repolho, missô e laranja, cebola caramelizada e vinagrete de pimenta, enquanto Vitória serviu costela suína com purê de batata-doce e brócolis no alho e amendoim. As duas foram elogiadas pelos jurados.
— Duas grandes chefs e duas grandes mulheres. Estou muito orgulhosa de vocês. Ter chegado aqui foi muito legal. Muito obrigada — disse Kátia Barbosa.
Emocionada, Vitória confessou que gostaria de ver uma cozinheira mulher na final da competição, mas elogiou a qualidade dos companheiros classificados:
— Saio daqui uma pessoa melhor, com muitos amigos e muito orgulhosa de tudo o que eu fiz. Gostaria muito que uma das meninas tivesse chegado à final, mas o resultado foi justíssimo. Chegar entre os seis melhores, com esse nível de profissionais, é uma honra.
— Foi lindo, incrível, faria tudo de novo, sou muito grata, foi tudo lindo. Chegar até aqui, não tem o que dizer — completou a chef Carol Francelino
Com Cadu Moura, Danilo Takigawa, Pedro Barbosa e Rodrigo Guimarães na disputa pelo título de Mestre do Sabor e o prêmio de R$ 250 mil, a grande final do programa ocorre na próxima quinta-feira (22). O vencedor da temporada será conhecido ao vivo, logo após a novela Império.