O Mestre do Sabor, reality culinário da Globo, definiu seus semifinalistas na noite desta quinta-feira (8). Com sete cozinheiros disputando as seis vagas disponíveis, Diogo Sabião foi quem deixou a competição. Danilo Takigawa, Rodrigo Guimarães, Vitória Gasques, Cadu Moura, Carol Francelino e Pedro Barbosa continuam na próxima fase.
Para garantir passagem direta para a semifinal, os participantes encararam o desafio de preparar um trio de petiscos em 65 minutos, inspirados pela culinária de botequim. Logo no início da prova, o chef Diogo Sabião acabou cortando o dedo ao limpar uma faca e precisou de atendimento para estancar o sangue. Com isso, perdeu cerca de cinco minutos de prova.
— É muito raro eu me cortar trabalhando, sou sempre bem cuidadoso. Só que fui limpar a faca. O corte foi bem superficial, mas sangrou muito. Estava preocupado em ter que parar e me desestabilizou bastante. Fizeram o curativo logo, perdi uns cinco minutos, mas acontece — contou o chef.
Quem acabou levando a melhor nesta primeira etapa foram os chefs Danilo Takigawa, que serviu manjubinha em conserva, frango frito e berinjela no missô; Rodrigo Guimarães, com o trio de manjubinha frita, escabeche de batata e vinagrete de lula; e Vitória Gasques, que apostou em pupunha com nirá, croquete de mandioquinha com frango e lombo empanado. Avaliados como os melhores pratos da prova, os três foram direto para a semifinal.
— Sou uma cozinheira de 23 anos. Vim aqui justamente para me desafiar e, agora que estou na semifinal, consigo entender que posso ir muito longe ainda — comemorou a chef Vitória.
Segundo tempo
As outras três vagas restantes foram disputadas em uma segunda etapa. Os chefs que não garantiram a passagem direta para a semifinal tiveram que preparar um prato em tamanho miniatura, com riqueza de detalhes, em 70 minutos de prova.
Alguns cozinheiros, como Carol Francelino e Cadu Moura, tiveram dificuldade em colocar pouca comida no prato. Eles foram aconselhados pela dupla de apresentadores Claude Toisgross e Batista.
— Você não acha que quatro pedacinhos é muito? Vai no detalhe — sugeriu Claude para Cadu.
— O grande desafio da prova era botar pouca comida no prato. Eu como muito, tudo meu é muito — explicou o participante.
Com uma decisão acirrada entre os mestres Katia Barbosa, Leo Paixão e Rafael Costa e Silva, quem acabou deixando a competição foi o chef Diogo Sabião. O anúncio foi feito por Katia Barbosa, endossada pelo chef Leo Paixão, que classificou a decisão do trio como a "mais difícil de todos os tempos".
— Acreditei que conseguiria, fiquei feliz em sair do programa trabalhando do jeito que eu trabalhei — disse o eliminado.
Integrante do time Rafa, o participante natural de Rondônia foi elogiado pelo mestre como um "elo forte" da equipe. Ele então aproveitou para agradecer a parceria com o técnico no reality e acabou se emocionando:
— Você (Rafa) sempre foi meu ídolo, é indescritível a sensação de estar aqui. Vou levar isso para sempre. Quis fazer um bom trabalho para levar para minha terra, espero ter conseguido. Foi incrível representar meu Estado. Estou emocionado, mas é de felicidade.
Com a saída de Sabião, Cadu Moura, Carol Francelino e Pedro Barbosa se juntaram a Danilo Takigawa, Rodrigo Guimarães e Vitória Gasques na semifinal do Mestre do Sabor. A disputa ocorre na próxima quinta-feira (15), após a novela Império.