O Globo Repórter desta sexta-feira (19), logo após o BBB 21, na RBS TV, mostra que a região metropolitana mais populosa do Brasil, famosa pelos congestionamentos, também tem florestas, rios de águas limpas e cachoeiras. Em sua estreia no programa, os repórteres Ana Paula Campos e Filippo Mancuso caminham por trilhas históricas para mostrar o trabalho de preservação ambiental em São Paulo.
O Parque das Neblinas, localizado entre as cidades de Mogi das Cruzes e Bertioga, a pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista, foi um dos lugares visitados por Mancuso. A região, que há pouco mais de 30 anos estava totalmente devastada para produzir carvão para a indústria siderúrgica, começou a mudar quando se transformou em reserva ambiental. Câmeras instaladas no parque registram a presença de diversos animais, como as onças, de volta ao seu hábitat.
— Pude me reconectar com a natureza e todas as reflexões que ela nos provoca. Estar no meio do verde me trouxe alívio, conforto. Também me ajudou a testemunhar o poder de restauração da floresta que, mesmo castigada, resiste bravamente — conta o repórter em nota à imprensa.
O Globo Repórter também vai mostrar iniciativas de pessoas que se esforçam para deixar a cidade de São Paulo mais verde. A repórter Ana Paula Campos conheceu as histórias de pessoas como seu Adão, que adaptou o projeto da sua casa para proteger um pinheiro de estimação, e o seu Helio, que já plantou mais de 30 mil árvores.
— Foi maravilhoso conhecer iniciativas de preservação e constatar que muitas vezes uma grande mudança parte da boa vontade de uma única pessoa — reforça Ana Paula.
O projeto liderado por seu Helio ajudou na criação do primeiro parque linear de São Paulo, o Parque Tiquatira. Executivo de uma empresa de alimentos orgânicos, ele também conta no programa sobre o começo da iniciativa, em que enfrentou dificuldades: as primeiras 200 mudas que plantou foram arrancadas.
Mais dicas
Uma perseguição sem limites
Um dos filmes de sucesso na retomada dos cinemas dos EUA, no ano passado, Fúria Incontrolável chega ao Brasil pela Amazon Prime Video nesta sexta (19). Na trama, Rachel (Caren Pistorius) está atrasada para o trabalho e cruza o caminho de um motorista (Russell Crowe) lento no semáforo.
Após um ataque de raiva do estranho, uma discussão normal de um dia no trânsito acaba se tornando uma perseguição sem limites, com o objetivo de mostrar para Rachel e sua família as consequências de um dia ruim. O longa tem direção de Derrick Borte (de Caminhos de Sangue) e roteiro de Carl Ellsworth (Amanhecer Violento).
Final alternativo?
Atual reprise na faixa das sete, Haja Coração chega ao fim na noite desta sexta (19), logo após o RBS Notícias. A expectativa é de que o desfecho seja diferente da versão original, exibida em 2016: os atores confirmaram que gravaram um final alternativo, mas a Globo não confirma se ele será utilizado. Na versão original, Tancinha (Mariana Ximenes) termina a trama ao lado de Apolo (Malvino Salvador), mas agora a feirante deve ficar com Beto (João Baldasserini).