A próxima novidade da Marvel é a série Falcão e o Soldado Invernal, que estreia nesta sexta-feira (19) no Disney+. A trama se passa após os eventos de Vingadores: Ultimato, quando os personagens Falcão/Sam Wilson (Anthony Mackie) e Soldado Invernal/Bucky Barnes (Sebastian Stan) se juntam em uma nova aventura. O presidente do estúdio, Kevin Feige, revelou que a obra irá explorar as histórias pessoais dos dois heróis.
— Anthony Mackie e Sebastien Stan são atores espetaculares e sentimos que tínhamos de explorar suas histórias e seu passado como Sam Wilson e Bucky Barnes. Pensamos que teríamos uma dinâmica divertida se tivéssemos a oportunidade de assistir a uma série inteira com os dois, e o Disney+ nos deu essa oportunidade — disse ele durante apresentação de seu painel na Associação de Críticos da Televisão (TCA).
Atrás das câmeras, Kari Skogland (The Handmaid's Tale, Vikings) dirige todos os episódios do seriado. Já o roteirista principal do projeto é Malcolm Spellman (Empire). Confira o que já se sabe sobre o lançamento:
Velhos conhecidos
Além do retorno de Mackie e Stan, a série também traz a volta de outros atores já conhecidos no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Daniel Brühl irá reprisar Barão Zemo, e Emilly VanCamp será a Agente 13. Georges St-Pierre, por sua vez, interpreta o vilão Batroc.
Apesar de alguns fãs esperarem ver novamente Chris Evans como Capitão América, ele não deve aparecer na série. O ator chegou a afirmar que o final do personagem em Vingadores: Ultimato foi a melhor maneira de terminar seu arco. Porém, surgiram rumores recentemente de que Evans poderia retornar com o personagem para participações em outras produções do MCU.
A série também apresenta novos rostos. Wyatt Russel irá interpretar John Walker, o Agente Americano. O personagem foi criado na segunda metade dos anos 1980 por Mark Gruenwald e Paul Neary como um vilão que imita o Capitão América. Ele se redime e torna-se uma encarnação posterior do herói.
Noah Mills, Miki Ishikawa, Dani Ramirez e Desmond Chiam foram confirmados no elenco. Contudo, seus papéis não foram revelados.
Especulações sobre o MCU
O Disney+ tem sido palco para o prosseguimento do Universo Cinematográfico Marvel, com WandaVision e Loki atreladas a Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Contudo, não está claro como Falcão e o Soldado Invernal irá se relacionar com outras obras. Ao Entertainment Weekly, o roteirista Malcolm Spellmann disse que a obra fará referência a pelo menos três produções futuras.
Há algumas especulações sobre o assunto. É possível que a trama gire em torno do comportamento de Sam Wilson agora que porta o escudo do Capitão América. Ou o próprio retorno de Barão Zemo pode desencadear os acontecimentos principais da história. Além disso, enquanto estavam sendo divulgadas fotos do set, uma das imagens chamou a atenção dos fãs por ter uma bandeira parecida com a de Madripoor — cidade fictícia do universo de X-Men.
Antítese de WandaVision
Apesar do estrondoso sucesso de WandaVision, a fórmula do seriado não será repetida em Falcão e o Soldado Invernal. Em entrevista ao Inverse, Spellmann revelou que na nova produção os dois protagonistas terão igual importância na história, no que é chamado de buddy two-hander.
— Se você viu qualquer produção buddy two-hander, você sabe que não há realmente um mistério sobre elas. Elas botam os personagens como prioridade. São sobre emoção e conexão (ou falta de conexão) entre personagens. Por mais incrível que tenha sido WandaVision, (Falcão e o Soldado Invernal) é uma antítese em todos os sentidos — disse.
Tão pouco?
A série terá seis episódios. O número, revelou Kevin Feige ainda em sua participação na TCA, tem a ver com a duração de uma temporada e seus custos.
— Seis horas, seja em seis episódios ou em nove episódios mais curtos como WandaVision. Essas séries não são baratas, então o custo por episódio é alto para chegar ao nível que eu queria — explica.
O roteirista da série também conversou sobre o assunto. Questionado pela Entertainment Weekly se a obra poderia ter uma segunda temporada, Spellman disse que não podia responder.
— Nós temos um futuro traçado para os personagens depois de Falcão e o Soldado Invernal, mas eu não quero dizer muito além disso — afirmou.
Em entrevista à Variety, o ator Anthony Mackie disse ainda não ter sido procurado por Kevin Feige para conversar sobre um novo ano da produção. Se depender dele, disse, volta a interpretar o Falcão mais uma vez.
Novos visuais
O lançamento deve trazer para a telinha novos visuais para os personagens. Daniel Brühl, por exemplo, publicou em sua conta no Instagram uma imagem de Barão Zemo trajando as roupas clássicas das HQs.
A integração do escudo de Capitão América no uniforme de Sam Wilson também fez com que o personagem mudasse de estilo. O que não se esperava era uma possível repaginada em Bucky, conforme indica uma arte visual divulgada nas redes sociais.
Primeiras cenas
O Disney+ revelou as primeiras cenas do seriado durante o Super Bowl. Na prévia, é possível ver Sam Wilson mexendo no escudo de Capitão América, além de um tenso reencontro entre o Soldado Invernal e Barão Zemo.
Além disso, também já foram reveladas outras duas prévias da obra. Em Os Grandes Três, os protagonistas discutem sobre androides, alienígenas e bruxos. Vale mencionar que Bucky, inclusive, fala sobre Gandalf — mago do universo de Senhor dos Anéis, criado por J. R. R. Tolkien.
Na segunda prévia, Qual É o Plano?, Falcão e o Soldado Invernal discutem entre si.