Desde o lançamento de Os Incríveis (2004) que uma família de super-heróis não fazia tanto sucesso como em WandaVision. Protagonizada pelas estrelas da Marvel nos cinemas Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany), a primeira série do estúdio para a Disney+ chega ao final nesta sexta-feira (5) tal como conquistou o público semana após semana: cheia de mistérios.
Algumas das grandes questões ao redor do título foram respondidas nas últimas sete semanas, é verdade, desde seu metamórfico formato em tributo à televisão norte-americana (Wanda cresceu assistindo às sitcoms dos EUA) até a identidade da energética vizinha do casal (sim, é a Agatha Harkness dos quadrinhos).
Ainda assim, sobram enigmas sem solução dentro da trama. Confira pelo menos cinco questões que o ato final de WandaVision deverá responder antes da série se despedir.
Atenção: o texto abaixo contém spoilers.
O que aconteceu com Monica?
Mais uma heroína está chegando à Marvel? Aparentemente, sim, uma vez que claramente alguma coisa mudou em Monica Rambeau (Teyonah Parris) durante sua segunda incursão no mundo encantando de Westview. A agente da S.W.O.R.D. — cujas origens remontam ao filme da Capitã Marvel — arriscou a própria vida ao entrar mais uma vez no Hex , apenas para tentar salvar Wanda de Hayward. Ao atravessar esse campo de força que protege a cidade, no entanto, ela ganhou super-habilidades.
Darcy (Kat Dennings) já havia avisado que uma nova visita ao local poderia mudar a estrutura celular de Monica para sempre. A questão é: será uma mudança para melhor?
Quem é o fake Pietro?
Ele, afinal, não é o irmão perdido de Wanda que retornou de alguma outra dimensão para o Universo Cinematográfico Marvel. Após muitas teorias, ficou claro que os acontecimentos em Vingadores: Era de Ultron seguem valendo para Pietro: ele está morto. A escolha do ator Evan Thomas Peters, que interpreta o mesmo personagem nos filmes de X-Men, parece ter sido apenas uma piada entre os criadores de WandaVision e o público.
A questão que resta é saber quem, então, é a versão falsa que bateu à porta de Wanda, ao comando de Agatha? E o que ele vai fazer com Monica, após encontrá-la dentro do Hex?
Quem são os vilões?
Por falar em Agatha (Kathryn Hahn), qual o papel dela na história? Enquanto a canção Agatha All Along deixou muitos fãs com a ideia de que a vizinha enxerida era a verdadeira vilã de WandaVision, as teorias perderam força após o último episódio, em que ela parece começar a tomar o espaço de mentora de Wanda — como a personagem é introduzida nas histórias em quadrinhos.
Sobra a Tyler Hayward (Josh Stamberg), o impetuoso líder da S.W.O.R.D., a probabilidade de tomar o manto de grande vilão. Depois de antagonizar Monica, Darcy e até a própria Wanda, é fácil de imaginar que o oficial tem seu próprio plano de dominação da Terra. O que ficou apenas mais claro com a sinistra cena pós-crédito no episódio oito, em que é revelado que ele vem reconstruindo Visão.
Apesar de todos os indícios, a Marvel seria tão transparente ou ainda é possível que outro vilão entre na trama da série?
Tommy e Billy são reais?
Finalmente, é preciso questionar até que ponto vão os poderes de Wanda. No perfeito mundo que ela conjurou, a heroína e Visão têm um casal de gêmeos: Tommy (Jett Klyne) e Billy (Julian Hilliard). Não há nada de normal em relação a eles, com sua gravidez de menos de 24 horas, a capacidade deles de crescer a seu bel-prazer e até seus poderes especiais. A questão é: o quão reais eles são? E, diferente de Visão, eles podem viver fora do Hex?
Visão vai morrer?
Por falar na vida fora do Hex: Wanda vai ter que perder Visão mais uma vez? Como foi revelado na última semana, ela o recriou a partir da Magia do Caos, assim como todo o Hex ao redor de Westview. Mas, como a própria série já mostrou, isso significa que ele não pode deixar o hexágono sem ser destruído. Qual será o futuro dentro dessas possibilidades? E como o sinistro Visão Branco, criado por Hayward, se encaixa nesse enigma?