Tiago Leifert abriu o programa desta terça-feira (24) contando que teve gente que se arrumou, passou perfume e colocou a melhor roupa só para ficar na frente da TV assistindo ao Big Brother Brasil 20. Um sinal de que as pessoas estão dando um jeito de fazer sua própria diversão em tempos de distanciamento social, tão importante para evitar a proliferação do coronavírus.
De fato, a pandemia causou um baque no entretenimento: além do cancelamento de shows e espetáculos, as produções televisivas também foram afetadas. Na próxima segunda-feira (30), as três principais faixas horárias de novelas da Globo estarão ocupadas por reprises, por conta da paralisação das gravações dos atuais folhetins - um feito inédito na teledramaturgia brasileira.
Criticado por uns, amado por outros, o BBB é, atualmente, o único programa de entretenimento da emissora feito ao vivo e construído em tempo real. A atração, que tem como premissa confinar pessoas em uma casa na disputa por um prêmio milionário, acaba assumindo o lugar das novelas para quem busca entretenimento sentado no sofá, com o controle remoto na mão.
Que bom que o BBB se parece bastante com uma trama de novela. Em todas as edições, há o mocinho, o vilão, os coadjuvantes e os figurantes, todos envoltos por um enredo cheio de romances, brigas, choradeira, combinação de votos e, claro, a busca pelo final feliz. Essa edição, porém, está mais fluida. Um exemplo é Felipe Prior, que virou o queridinho da galera após ser apontado como o vilão no início do reality.
Nas novelas, essa mudança de características em personagens também é muito comum. Um bom exemplo é Thelma (Adriana Esteves), protagonista de Amor de Mãe, que era uma das mocinhas da trama. A primeira fase da novela, finalizada no último sábado (21), mostrou, contudo, que a personagem tomou um caminho sem volta ao cometer um crime para esconder que seu filho Danilo (Chay Suede) na verdade é Domênico, tão procurado por Lurdes (Regina Casé).
Festas viram diversão aqui fora
Na semana passada, quando bares e casas noturnas estavam sendo fechados para evitar aglomerações, talvez a casa do BBB fosse a única do Brasil que estava recebendo uma festa com mais de dois membros. Pelas redes sociais, pipocaram comentários de quem estava curtindo o agito como se estivesse lá dentro – porém, tudo foi acompanhado das salas das próprias casas, também em confinamento.
Mantendo os hábitos de higiene, reforçados quando os brothers foram avisados que o mundo externo enfrentava uma pandemia, os participantes parecem ter uma vida mais normal do que o restante da população: justamente por não terem nenhum contato com o mundo externo, podem se abraçar, se tocar e se beijar. Alimentos, roupas, microfones e outros objetos levados para dentro da casa pela produção são esterilizados ao máximo para que o vírus não entre junto.
Dentro do BBB, também não existe essa de distância mínima de 1,5m entre as pessoas. Mas, do lado de fora, a etiqueta é outra: mesmo sabendo que Daniel só teve contato com as pessoas de dentro da casa, Tiago Leifert nem apertou a mão dele durante conversa logo após a eliminação desta semana. Aqui, as regras são outras e ninguém quer perder estalecas por desobediência.
Lições de criatividade no confinamento
Conforme o reality vai passando, o tempo de confinamento aumentando, e as pessoas sendo eliminadas, é comum ver participantes reclamando de certo tédio por estarem trancafiados dentro de uma casa. Tirando os dias de provas, dinâmicas e festas, realmente não há muito o que se fazer lá dentro.
Para isso, os brothers usam e abusam da criatividade. No BBB 20, o que mais tem é participante usando a meditação para acalmar a mente. Manu Gavassi é uma das mestres da técnica na casa – ensinou até para Gizelly e Prior no quarto branco.
Os participantes também brincaram, nesta edição, de esconde-esconde. Prior chegou a usar o armário da cozinha para se esconder. Jogos de mímica, imitação de animais e até brincadeiras de dublagem já viraram passatempo dos brothers no confinamento.
Mal sabem os participantes que, mesmo trancados, eles estão mais livres do que a gente – além de garantirem nossa diversão nessa quarentena e nos darem algumas ideias do que fazer durante nosso próprio confinamento.