Confinados desde janeiro em total isolamento, os participantes do Big Brother Brasil 20 não acompanharam a disseminação do novo coronavírus, que chegou ao nível de pandemia na última semana. O crescente impacto da covid-19 no país, com o aumento de casos, no entanto, levou o reality a quebrar um de seus preceitos básicos e informar aos brothers sobre a situação do lado de fora da casa do BBB.
Por causa disso, no programa desta segunda-feira (16), será realizada uma ação de conscientização sobre a doença. Um infectologista deverá se unir ao apresentador Tiago Leifert nos estúdios do Big Brother e falar aos participantes sobre a pandemia, além de orientá-los sobre os cuidados necessários. Segundo a Globo, "para tranquilizar a todos, o reality terá, ainda, o cuidado de avisar aos participantes sobre o estado de saúde de suas famílias, que passam bem".
Outra medida tomada pela Globo é o cuidado redobrado com a higienização da casa e de todos os objetos que entram no ambiente. "Recentemente, com as necessidades de prevenção ao coronavírus, o reality recebeu a visita de um infectologista que validou as medidas já tomadas pela produção da atração. Mesmo assim, os cuidados foram redobrados", afirma nota à imprensa.
A emissora já havia suspendido a plateia nos dias de eliminação, por tempo indeterminado, para evitar aglomerações. Além disso, o limite diário de consumo de água para todos na casa foi aumentado em 20 vezes, para que todos possam lavar as mãos com frequência — uma das principais ações de prevenção ao vírus.