Em tempos de paz, seria mais uma segunda-feira de jogo da discórdia no Big Brother Brasil 20. Um momento para o reality show tumultuar a casa, incendiando desavenças e alimentando tensões entre os participantes. Ou seja, o entretenimento do programa. No entanto, na segunda-feira do dia 16 de março, não teve jogo da discórdia. Houve tensão, sim, mas foi por motivos alheios aos muros do BBB.
Confinados desde janeiro na casa e sem contato com o que ocorre com o mundo, os participantes foram alertados pelo apresentador Tiago Leifert, acompanhado de um infectologista, sobre a pandemia do novo coronavírus. Era o reality show quebrando um de seus preceitos básicos – não revelar o que está acontecendo do lado de fora da casa. A Globo também suspendeu a plateia nos dias de eliminação, por tempo indeterminado, para evitar aglomerações.
Não foi só no Brasil que o coronavírus se sobrepôs à rotina de festas e discussões dos participantes. Em países como Grécia e Portugal, a atração foi adiada. Inevitavelmente, a pandemia também foi pauta em edições em andamento do Big Brother de outras partes do globo, como da Itália – país fortemente atingido pelo vírus.
Itália
Além de serem avisados sobre a pandemia que atinge o país, os participantes do Big Brother VIP 4 (edição que conta com celebridades) foram autorizados a ligar para seus familiares.
— A situação em que estamos na Itália e em outros países é única, incrível e nunca aconteceu antes. Contaremos tudo a vocês e lhes daremos a oportunidade de conversar com seus entes queridos, um a um. Mostraremos o que os italianos estão fazendo para trazer a vocês um pouco de leveza, e todos os dias forneceremos novas informações — disse o apresentador Alfonso Signorini ao anunciar que os brothers poderiam realizar a ligação.
Os confinados se emocionaram bastante ao constatar que seus entes estão bem em meio à grave crise que assola a Itália. Entretanto, mais tarde, a sister Adriana Volpe pediu para sair do programa, alegando razões pessoais. Segundo explicou Signorini em uma live, tratava-se de uma emergência relacionada ao coronavírus. O sogro da participante morreu em decorrência da covid-19.
Big Brother VIP 4 estava programado para terminar em 27 de abril, mas a final foi antecipada para o próximo dia 8.
Alemanha
Confinados desde o início de fevereiro, os participantes da edição alemã souberam da situação da pandemia no dia 17 de março. Foi repetido o mesmo esquema brasileiro: o apresentador do reality estava acompanhado de um médico para informar sobre o coronavírus e responder as dúvidas dos brothers. Além disso, eles receberam mensagens em vídeo de seus familiares, garantindo que não apresentavam sintomas do contágio.
Pouco antes, no dia 9, quatro novos participantes haviam entrado na casa, mas foram orientados a não contar o que estava acontecendo do lado de fora. Segundo a produção do programa, eles fizeram testes médicos e não apresentaram sintomas de covid-19.
Canadá
A oitava temporada do Big Brother canadense estreou em 4 de março e tinha término previsto para 21 de maio. Porém, o reality foi encerrado na última terça-feira (24) por conta da pandemia, sem definir um vencedor e sem planos para a produção ser retomada.
Em comunicado divulgado no site oficial da atração, a apresentadora do programa, Arisa Cox, explicou a decisão do programa: "Big Brother Canadá é feito de amor por muitas pessoas e, por mais que doa dizer adeus à temporada, é a coisa certa a se fazer". Antes, os participantes já haviam sido informados sobre a pandemia.
Austrália
Diferente do Brasil e de outras edições, a versão australiana do Big Brother deste ano não tem transmissão ao vivo. As gravações para o programa tiveram início em fevereiro. Segundo comunicado da atração, os participantes já sabiam da pandemia quando entraram na casa e estão "em contato constante com as famílias para manter todos os envolvidos atualizados".
Contudo, as gravações foram interrompidas no último final de semana porque um membro da equipe foi a exposto a uma pessoa infectada pela covid-19. Na segunda-feira (23), a Endemol Shine Australia divulgou um comunicado publicado no site 7news (ligado ao Channel 7, que transmitirá a atração no país) afirmando que o resultado do teste do funcionário para o coronavírus deu negativo, e as atividades seriam retomadas no dia seguinte. Não foi especificado onde estavam confinados os participantes nesse período de pausa.