O sucesso de La Casa de Papel em todo o mundo embalou na Espanha a produção de uma nova safra de seriados. Elite é uma delas e ganha sua terceira temporada nesta sexta-feira (13), na Netflix. Com cenário na escola Las Encinas, a trama adolescente conquistou o título de um dos seriados de língua não-inglesa mais assistidos da plataforma.
Ao que tudo indica, o terceiro ano dos estudantes de Ensino Médio da classe alta de Madri será ainda mais quente. Depois de duas temporadas em que os jovens buscaram pelo assassino de Marina (Maria Pedraza), colega morta na piscina da escola, o público está ansioso para ver os desdobramentos da investigação.
ATENÇÃO: contém spoilers abaixo. Leia por conta e risco.
Todos sabem que o assassino de Marina, lá no primeiro ano, foi o ingênuo Polo (Álvaro Rico), e que Nano (Jaime Lorente, o Denver de La Casa de Papel) foi acusado injustamente da autoria do crime. A grande reviravolta é que, nessa terceira temporada, o próprio Polo será morto - a novidade foi divulgada em trailer oficial, revelado na semana passada.
Mais uma vez, Las Encinas vai virar caso de polícia, com uma série de interrogatórios. Dois novos estudantes do ano vão entrar na reta: Malick (Leïti J. Sene) e Yeray (Sergio Momo). Além do crime, Malick vai trazer para debate a questão do racismo e da xenofobia —ele é muçulmano — e Yeray retorna à escola após ter perdido muitos quilos de peso, espelhando a discussão da gordofobia no enredo.
Em meio ao suspense para descobrir quem matou Polo, Elite segue com as subtramas fortes. O protagonista Samuel (Itzan Escamilla) segue apaixonado por Carla (Ester Expósito). Já Lucrecia (Danna Paola) e Valerio (Jorge López), irmãos por parte de pai que se envolveram na temporada passada, precisam encará-lo, pois ele descobriu o romance. Outro retorno aguardado é o de Christian (Miguel Hérran, o Rio de La Casa de Papel). Importante na primeira temporada, ficou apagado na segunda fase após sofrer um acidente grave. Ele guarda um importante segredo sobre a arma que matou Marina.
Despedida
A primeira temporada de Elite registrou 20 milhões de visualizações em quatro semanas - um número relevante para a Netflix, que encomendou mais duas temporadas da produção espanhola, criada por Darío Madrona e Carlos Montero.
Em evento oficial de lançamento da série, na semana passada, os roteiristas falaram que o terceiro ano está "intenso e emocionante".
— De todas as formas, a trama principal, de mistério, é fechada nesta temporada. Teria sido um erro da nossa parte estender ainda mais, porque é bem difícil — sentencia Madrona. — O que os personagens fariam se soubessem que há um assassino entre eles? Não há muitos caminhos a serem tomados, então a trama precisava terminar.
Caso a Netflix encomende novas temporadas, Montero avisa que ele e Madrona estão preparados?
— Nós temos um universo muito sólido em Las Encinas, que pode ser expandido e manter a potência dessas três temporadas. Tem muito ainda a ser explorado.