Logo após Gizelly assumir a liderança do Big Brother Brasil 20, na última quinta-feira (26), estava evidente que Felipe Prior seria indicado ao paredão pela advogada. Torcidas de outros participantes imediatamente se mobilizaram, e a hashtag #ForaPrior chegou aos trending topics do Twitter. Por outro lado, em respostas, Wendell Lira também entrou nos assuntos mais comentados. Mas o que tem a ver uma coisa com a outra? Bom, era um aviso.
Em janeiro de 2016, Wendell Lira desbancou Messi e levou o prêmio de gol mais bonito da temporada 2015. Na oportunidade, o jogador atuava pelo Goianésia e marcou um golaço de meia-bicicleta em cima do Atlético-GO, pelo Campeonato Goiano. O resultado do Prêmio Puskás se deu por uma forte mobilização de brasileiros dedicados a acompanhar e discutir o universo futebolístico na web (páginas no Twitter, grupos no Facebook, blogs, fóruns etc.), embora a principal campanha tenha sido encabeçada pelo blog de humor Não Salvo e pelo canal do YouTube Desempididos.
Então, para destacar a força que tem esse público, Wendell Lira foi lembrado. Em tempos que a pandemia de coravírus levou a suspensão de campeonatos, Prior e Babu foram adotados pelos fãs de futebol, órfãos de verem seus times em campo. E que agora estão com tempo livre, é claro.
É como se a dupla representasse esse público na casa, algo que não ocorreu com o participante Hadson, ex-jogador e, agora, também ex-BBB. Um dos motivos para a sintonia com esse nicho se dá pelas resenhas entre os dois.
Resenhas
Prior é corintiano roxo. Do tipo que justifica atitudes ou conquistas com a máxima "Aqui é Corinthians!". Ou que está falando de miojo e cita o nome do time sem motivo aparente. Ou ainda que canta a versão da torcida de Não Quero Dinheiro, do Tim Maia ("A semana inteira, fiquei esperando/ Pra te ver Corinthians, pra te ver jogando") nas festas da casa.
Já Babu é flamenguista fanático. Durante uma conversa com Prior, ele expressou ansiedade para saber se o ídolo Gabriel Barbosa ainda estava no time:
– E o Flamengo, como está no Carioca? Gabigol ficou ou saiu?
Além das tensões do jogo do reality show, o futebol é uma pauta constante entre os dois. Discutem times, relembram lances marcantes, comparam jogadores. Certa feita em uma conversa, Prior comentou que sua equipe era muito fraca, "como se fosse o XV de Jaú enfrentando o Flamengo".
Nas redes sociais, o clube paulista rebateu publicando uma foto de um amistoso entre os clubes no ano de 1984, em que o XV derrotou o rubro-negro por 2 a 1 em pleno Maracanã. "Realmente. Time pequeno sempre perde pro XV de Jaú", diz a legenda da imagem.
De fato, conversas sobre futebol entre os dois repercutem nas redes sociais. No embalo da popularidade de Prior e Babu, o Athletico-PR divulgaria no Twitter uma montagem da dupla comemorando um gol diante da torcida do furacão. "Alguém sabe dizer se é real?", brinca o perfil do clube paranaense.
Contanto, Prior ainda ganharia seu próprio apelido futebolístico.
El mago joga y joga
Prior é chamado de "el mago" pelos admiradores. No Brasil, o apelido ficou popular com Valdivia, meia chileno que atuou Palmeiras. Trata-se de uma alcunha atribuída a jogadores habilidosos, que iludem adversários com dribles desconcertantes. O termo se associa com as movimentações e leituras do arquiteto corintiano no jogo do reality – às vezes equivocadas para os fãs em um primeiro momento, mas que se tornam certeiras depois, como indicar Pyong ao paredão.
Outra expressão associada aos movimentos de Prior no BBB é "joga y joga". É uma derivação de um áudio de Whatsapp enviado por um fã de Cristiano Ronaldo, no qual ele afirma que o craque português só "vence e vence".
Tanto o apelido quanto a expressão seriam adotadas por boleiros, como Gabigol.
Torcedores boleiros
Tanto Babu e Prior conquistariam a torcida de jogadores de futebol. Antes da quarentena, Gabigol comemorou gol imitando a dança do ator. No paredão de Babu contra Pyong, o centroavante flamenguista fez uma campanha fervorosa pelo "paizão".
Outros jogadores entraram na torcida por Babu nesse paredão. Casos de Rodrygo (Real Madrid), Igor Julião (Fluminense), Rodrigo Pimpão (CSA), Richarlison (Everton) e Jean Pyerre (Grêmio), entre outros. Porém, a mobilização seria ainda maior no paredão desta terça-feira (31), entre Prior, Manu e Mari. É uma berlinda que polarizou a web.
Desta vez, há brindes. Vinicius Jr. (Real Madrid), Gabigol e Richarlison, do Everton, promoveram o sorteio de uma camisa caso Manu Gavassi seja eliminada.
Antagonizando com sua ex-namorada Bruna Marquezine (amiga e torcedora de Manu), Neymar se posicionou a favor de Prior. Ele promoveu um desafio nos stories do Instagram desafiando Gabigol, Vinicius Jr., Lucas Paquetá (Milan) e outros atletas publicaram vídeos dançando um funk em homenagem ao Prior.
Jogadores da dupla Gre-Nal também se manifestaram na torcida por Prior, como Pepê. O atleta gremista foi outro que prometeu sorteio de camiseta.
Pelo lado colorado, Heitor também declarou apoio a Prior. Antes do paredão, Bruno Fuchs também já havia manifestado simpatia ao arquiteto.
Até o ex-jogador e atual comentarista Neto se posicionou a favor do brother corintiano.
Da casa para o campo de sete
É um paredão muito acirrado com Manu, com recorde de votações. Se Prior sair nesta terça, ele poderá defender sua paixão futebolística em campo (claro, depois da pandemia). O brother, que atua como zagueiro nas peladas, receberá um convite para jogar na equipe de futebol de sete do Corinthians. Pablo Rossi, gestor da categoria, afirmou em entrevista ao site do Globo Esporte que o clube irá procurar o arquiteto quando ele sair do reality show.
"Além de ele conhecer sete ou oito jogadores da categoria, (Prior) pratica a modalidade e sabe que o Corinthians é o maior e melhor projeto da categoria no Brasil", destacou o dirigente na publicação.