Stephen King sabe muito bem provocar o medo nas pessoas. O escritor já escreveu mais de 60 obras que fizeram aflorar a imaginação dos leitores com o sobrenatural. Vendo esse potencial, o cinema e a televisão decidiram investir. E, a partir daí, diversos filmes e séries foram pensados com base nos livros de King. Alguns exemplos são os seriados Under The Dome, The Dead Zone, 11.22.63 e os mais recentes longas do IT.
O suspense The Outsider é a aposta da HBO para o início deste ano. A série estreou no último domingo (12), quase dois anos após o lançamento do livro de mesmo nome — um tempo recorde, se comparado às outras produções.
A trama gira em torno do misterioso assassinato de um menino de 11 anos na fictícia Flint City, nos Estados Unidos. Tudo indica que o treinador Terry Maitland (vivido por Jason Bateman, de Ozark) é o autor do brutal homicídio. Porém, apesar de suas impressões digitais estarem espalhadas por toda a cena do crime, câmeras de segurança revelam que o treinador estava há mais de 100 quilômetros de distância da cidade quando o assassinato ocorreu.
A partir daí, o detetive Ralph Anderson (Ben Mendelsohn, de Rogue One) e a detetive particular Holly Gibney (Cynthia Erivo) precisam deixar o ceticismo de lado para tentar desvendar o misterioso crime.
— Ele não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo — diz a detetive, no trailer da série.
"O medo tem muitas faces"
The Outsider é apresentada ao telespectador com essa frase. Em uma tradução livre, o nome do livro e da série está relacionado a alguém que vem de fora, um forasteiro. Se a produção de TV seguir as páginas do livro de Stephen King, vamos descobrir que o medo não aparece apenas na figura de monstros e do sobrenatural. O escritor coloca a natureza humana como o lado mais perverso da história.
A obra propõe uma reflexão sobre notícias falsas (as fake news) e como elas plantam mentiras e podem destruir a vida de uma pessoa. Na série, isso poderá ser mostrado com a reação dos moradores sobre a suspeita de Terry ser o autor do assassinato do menino. A população da pequena cidade será tomada pelo burburinho da notícia, que se espalha mesmo com a investigação ainda em curso e as evidências apontando para a inocência do treinador.
O roteirista do seriado, Richard Price, já tem em seu currículo a fama de escrever histórias que prendem o telespectador ao sugerir algo que pode não ser verdade. The Night Of, minissérie de 2016 da HBO, é um exemplo.
Em um mundo cada vez mais polarizado, com pouca paciência e sem respeito às opiniões alheias, The Outsider pode nos revelar que, para se transformar em um monstro, não precisa de muita imaginação.
Assista ao trailer: