A partir da noite desta terça-feira (4), o The Voice Brasil começa uma nova fase: a Batalha dos Técnicos. Agora, os candidatos de cada um dos quatro times vão se enfrentar entre si. E dois gaúchos despontam na disputa: Léo Pain e Rê Adegas. Enquanto ele aposta tudo no sertanejo e obteve recorde de aprovação do público – com 70% dos votos –, ela investe na MPB.
Com 34 anos, Léo Pain, que nasceu em Alegrete, mas mora em Santa Maria há 13 anos, tem sido um dos destaques desta edição do The Voice Brasil e desponta como favorito ao lado de Priscila Tossan, vista com uma das queridinhas do público desde o começo. O favoritismo de Léo apareceu somente após a apresentação no Tira-Teima, na quinta-feira passada. Na ocasião, Léo cantou Por um Minuto, de Bruno & Marrone. Com uma potência de voz impressionante, o alegrentese foi o escolhido do público para seguir. Antes, ele tinha vencido o duelo com a dupla Marcio e Douglas, na fase das Batalhas – eles cantaram Você Mudou, de Cristiano Araújo. Para entrar no programa, outro hit sertanejo no repertório: cantou Dormi na Praça, de Bruno & Marrone nas audições às cegas.
Mas ele confessa ter um pezinho na música nativista.
– Minha prioridade é o sertanejo. Mas, quando sobra tempo, ainda vou a festivais (nativistas). Já ganhei mais de 40 prêmios em festivais nativistas – relembra o cantor, que é sobrinho de Wilson Paim, um dos nomes mais conhecidos da música gaúcha e que nasceu na terra de ícones do nativismo, como Nico Fagundes (1934_2015).
O gaúcho, que começou a cantar com 13 anos, em um CTG, em sua terra natal, teve seu talento descoberto pelo pai.
– Um dia, meu pai (Francisco) viu que meu irmão mais velho, Francisco Junior, que também é cantor, estava ensaiando e eu estava ali, cantando junto. Então, comecei a cantar em alguns concursos de intérprete e ganhei vários prêmios. Mas sempre gostei de música sertaneja, tanto que formei uma dupla com meu irmão, Léo & Junior, durante quatro anos – relembra Léo.
Estrela dos bares da capital
Com cabelo curto estilo Elis Regina, cantora da qual é fã, a gaúcha Rê Adegas, 37 anos, tem a seu favor os anos de experiência. Natural de Porto Alegre, Rê é conhecida nos bares e casas noturnas da Capital. Soma quase 20 anos de carreira como cantora, que se completam em 2019. O traquejo com o microfone foi reconhecido por Carlinhos Brown, seu técnico.
– A experiência fez diferença – justificou o cantor quando optou por ela na fase das batalhas.
Rê investe mesmo na MPB. Para chegar à fase de Batalha dos Técnicos, cantou Ligia, de Tom Jobim. Antes, havia interpretado Cara Valente, conhecida na voz de Maria Rita. E, para entrar no programa, nas audições às cegas, a porto-alegrense tinha cantado Vou Deitar e Rolar, de Elis Regina.
– A gente não pode deixar morrer esta essência de raiz da nossa música – explicou Rê em entrevista à colunista Flávia Requião.
Mas o seu talento quase foi deixado de lado. Formada em design, abandonou os palcos temporariamente, intervalo em que trabalhou com moda, mas voltou a se apresentar em 2016. Tem um disco gravado, intitulado Sambô, produzido pelo pianista Geraldo Flach (1945-2011), reconhecido músico brasileiro. Também tem uma filha, Marina, de três anos, que a acompanha nas viagens entre Porto Alegre e Rio de Janeiro, onde grava o programa.
Como será a nova fase
A Batalha dos Técnicos consiste em combates especiais, com shows ao vivo, em que a disputa deixa de ser entre candidatos do mesmo time e passa a ser entre cantores de times adversários. Um sorteio é feito para descobrir qual técnico começa escolhendo seu opositor. A partir daí, Ivete, Brown, Lulu e Teló escolhem quem de seu time irá duelar com o time adversário. Nesta fase, a decisão fica totalmente nas mãos do público.
Como estão os times
- TIME BROWN – Cristiane Santos, David Nascimento, Erica Natuza, Helen Cristina, Maraia Takai, Rê Adegas, Nina Black, Liana Gondim e Murilo Bispo.
- TIME IVETE – Edson Carlos, Flavia Gabê, Gisele Lira, Jennifer Rocha, Júlia Dantas, Kevin Ndjana, Marine Lima, Damiana Sadili eTamires Braga.
- TIME LULU – Dreicon, Giulia Sant’Ana, Larissa Viana, Priscila Tossan, Tai Chiaro, Cadu Duarte, Suelen Karine, Isa Guerra e Gika Bacci
- TIME TELÓ – Andressa Hayalla, Dri Santana, Kelvin Bruno, Léo Pain, Micaella Marinho, Renan Valentti, Morgana Rodrigues, Arthur Henrique e Lais Yasmin.