Para quem já está acostumado a ver o final de sua novela favorita nas sextas-feiras, não está sendo fácil acompanhar as inovações promovidas pela Globo neste ano. Assim como tinha feito com Totalmente demais, a emissora decidiu esticar a novela das sete em alguns capítulos. Ainda assim, tudo indica que os últimos capítulos de Haja coração terão emoção de sobra e o desfecho de Tancinha (Mariana Ximenes) só deverá mesmo ser conhecido na próxima terça-feira – a reprise será exibida na quarta, na faixa do Vale a pena ver de novo.
Leia mais
"Haja Coração": Tancinha se desespera com sequestro de Bia
Como Shirlei e Felipe, de "Haja coração", confira personagens coadjuvantes que roubaram a cena
Autor de "Haja Coração" escreve dois finais para Tancinha
O autor Daniel Ortiz já avisou que só decidirá em cima da hora quem levará a melhor na disputa pelo coração da feirante, se Beto (João Baldasserini) ou Apolo (Malvino Salvador). Assim como sua personagem, Mariana também está "toda divididinha" sobre a decisão.
– Pena que não pode ser igual a Dona Flor e seus dois maridos, né? Mas Tancinha tem seus valores. E como sempre diz: "Me sou muito digna" – disse a atriz ao jornal Extra.
Em cinco meses no ar, a feirante voluptuosa soltou mais de 20 pérolas que caíram nas graças do povo, como "eu me amo você" e "os sangue me tão fervendo". Mas, se no início nem Mariana sabia se daria conta de reviver o icônico personagem de Claudia Raia em Sassaricando (1987), nesse final de trajetória ela disse ter se jogada:
– Era uma responsabilidade muito grande, eu mesma questionava se conseguiria. Mas o Daniel, o Silvio de Abreu (autor da primeira versão) e a Claudia me estimularam e acreditaram em mim. Então, mergulhei.
Mariana conseguiu dar um tom muito particular a sua Tancinha. Não fez uma cópia daquela criada por Claudia Raia, e foi aí que esteve seu grande acerto. Já a novela de Daniel Ortiz, que reviveu um dos núcleos mais engraçados de Sassaricando, teve altos e baixos. Ainda assim, conseguiu conquistar o público e manter o sucesso nos índices de audiência que sua antecessora, Totalmente demais, conquistou. Haja coração não foi ousada, mas cumpriu seu papel e divertiu.
Destaques da trama
Cristina Pereira
Atriz que interpretou Fedora em Sassaricando (agora o personagem foi vivido por Tatá Werneck) recebeu homenagem do autor Daniel Ortiz e ganhou um papel na trama. Protagonizou cenas divertidíssimas ao lado de Tatá e Grace Gianoukas.
Marisa Orth
Em uma novela cheia de graça, a atriz reconhecida por seus papéis cômicos se destacou ao mostrar seu lado mais dramático na pele da supermãe de Tancinha (Mariana Ximenes), Shirlei (Sabrina Petraglia), Giovanni (Jayme Matarazzo) e Carmela (Chandelly Braz).
Grace Gianoukas
A gaúcha roubou a cena. O sucesso foi tanto que a sua Teodora, que deveria deixar a trama no meio da novela, acabou crescendo. Bordões e trejeitos da personagem caíram nas graças do público, especialmente na internet.
#Shirlipe
Como de costume, um casal foi alçado a “queridinho” do público. Em Haja coração, esse posto coube a Shiley (Sabrina Petraglia) e Felipe (Marcos Pitombo). A hashtag Shirlipe (como os fãs apelidaram o casal) figurava entre as mais comentadas do Twitter quase que diariamente.