Um cortejo formado por artistas em pernas de pau e banda tocando no meio da rua passou em frente aos prédios históricos de Porto Alegre na noite desta sexta-feira (16) para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Histórico, celebrado desde 2019 no terceiro final de semana de agosto. Em cada lugar, a procissão alegre e colorida parava para ouvir a história do edifício e como é usado nos dias de hoje.
A primeira parada foi no Teatro de Arena, localizado em cima do Viaduto da Borges de Medeiros. O séquito seguiu pela Duque de Caxias para contemplar o Museu Julio de Castilhos e, mais adiante, o Palácio Piratini.
Descendo pela rua lateral da Praça Marechal Deodoro, foi a vez de admirar o Theatro São Pedro e, logo mais abaixo, na Riachuelo, a Biblioteca Pública do Estado. A caminhada se estendeu pela Rua dos Andradas, prestigiando o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e o Memorial do Rio Grande do Sul, ambos na Praça da Alfândega.
A dispersão ocorreu na Casa da Cultura Mario Quintana. Todos os espaços são vinculados à Secretaria de Cultura do Estado (Sedac).
Com vontade de participar de uma atividade cultural que fosse ao ar livre, Simone Garcia decidiu acompanhar a caminhada em meio a centenas de pessoas. Professora de geografia da rede pública de ensino e guia de turismo, ela acredita que é importante estreitar a relação da população com os prédios históricos que compõem a cidade.
— Pessoas comuns, de todos os tipos, precisam conhecer os prédios históricos. Mas as pessoas parecem não se sentir autorizadas a visitar esses lugares. Acho que precisa ter mais iniciativas do poder público que levem as pessoas — disse.
Diretora do Museu Julio de Castilhos e coordenadora do Sistema Estadual de Museus (SEM), Doris Couto diz que a criação do Dia Estadual do Patrimônio Histórico, instaurado pelo decreto estadual 54.608/2019, tem o objetivo de preservar tais espaços.
— Vemos muitos prédios importantes da cidade sem políticas de preservação e restauro. Uma data como essa auxilia a compreensão do patrimônio histórico da cidade e também a valorização dos institutos alojados nesses prédios.
Programação para os próximos dias
A programação do Dia Estadual do Patrimônio Histórico segue ao longo do final de semana com diversas atividades.
Sábado
No sábado (17), entre 9h e meio-dia, haverá uma caminhada guiada por pontos simbólicos da enchente de maio de 2024, partindo do Monumento aos Açorianos e passando pela Escola de Administração UFRGS, Usina do Gasômetro, Rua dos Andradas, Praça da Alfândega, Mercado Público e Estação Rodoviária.
Domingo
No domingo (18), entre 10h e meio-dia, a caminhada mediada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), será para conhecer prédios que não são públicos sob o ponto de vista da arquitetura.
- Toda a programação pode ser conferida no site.