O Fronteiras do Pensamento receberá, na noite desta segunda-feira, dois intelectuais públicos, um americano e um brasileiro: Mark Lilla e Luiz Felipe Pondé, respectivamente. Intelectual público é uma expressão que designa pensadores preocupados em se comunicar com o público em geral, e não apenas com seus pares acadêmicos. Essa comunicação se dá por meio de livros, artigos e entrevistas na imprensa ou, mais recentemente, conteúdos nas redes sociais. O encontro será às 19h45min no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), com ingressos ainda à venda. Informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento Fronteiras pelo fone 4020-2050.
Mark Lilla é um cientista político que obteve grande repercussão no final de 2016 com o artigo The End of Identity Liberalism ("O fim do liberalismo identitário"), publicado no New York Times. Nele, o professor da Universidade de Columbia, em Nova York, atribui as derrotas do Partido Democrata americano – notadamente na eleição de 2016 – à fixação nas políticas identitárias, em vez da procura por uma base de solidariedade comum entre todos os americanos. Lilla não é contra os direitos da minorias, mas acredita que a comunicação empregada pelos democratas fracassou na tarefa de vencer eleições ao provocar ressentimento em grupos não contemplados pelo discurso, como os trabalhadores brancos – um dos principais segmentos de eleitores de Trump.
A nostalgia do reacionário
Devido ao sucesso e à polêmica provocados pelo artigo, Lilla ampliou o argumento no livro O Progressista de Ontem e o do Amanhã (Companhia das Letras), lançado recentemente no Brasil. Dele a Record já havia publicado A Mente Imprudente, sobre a ilusão de filósofos modernos com regimes autoritários, e A Mente Naufragada, em que entende o reacionário como um nostálgico por um passado idealizado. O tema de sua conferência em Porto Alegre será “Identidade e Solidariedade”.
O outro intelectual público da noite é o filósofo Luiz Felipe Pondé, um dos pensadores brasileiros mais atuantes na imprensa (tem uma coluna na Folha de S. Paulo), nas redes sociais e em debates. Autor de livros como Espiritualidade para Corajosos (Planeta), em que interroga a busca por um sentido maior à vida; Marketing Existencial (Três Estrelas), sobre o comércio do século 21 que busca vender não apenas produtos mas soluções para as angústias; e Amor para Corajosos (Planeta), sobre o sentimento onipresente, Pondé falará no evento desta noite sobre o que ele chama de “ciência política cética” (leia entrevista completa aqui).
Pondé refletirá sobre o pensamento de autores como Larry M. Bartels, Christopher H. Achen, Jason Brennan e Yascha Mounk, que têm desmontado presunções da ciência política tradicional sobre os eleitores a partir de pesquisas quantitativas e qualitativas. Por isso, também chama esse segmento de “ciência política empírica” (leia entrevista na página central).
O Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, parceria cultural PUCRS e empresas parceiras CMPC Celulose Riograndense e Souto Correa. A parceria institucional é da Unicred. Universidade parceira: UFRGS. Promoção Grupo RBS.