Banda que mistura alhos com bugalhos para promover o que ficou conhecido como punk cigano, o Gogol Bordello estreia nesta segunda em Porto Alegre. Liderada pelo ucraniano Eugene Hütz, o grupo se apresenta no Opinião, com abertura de DJ Chernobyl. Ainda há ingressos à venda.
Hütz, vocalista, letrista e mentor do Gogol, faz parte da longa lista de artistas apaixonados pelo Brasil. Tão apaixonado que, desde o final dos anos 2000, elegeu o Rio de Janeiro como uma de suas residências - as outras são sua Ucrânia natal e Nova York.
Essa falta de apego geográfico se reflete na música da banda, criada no final dos anos 1990 e que, desde então, mantém intacta a fórmula em todos os 10 discos lançados: fusão de ritmos do leste europeu com qualquer coisa, letras pseudo-politizadas e atitude anárquica no palco.
Uma anarquia que, por mais paradoxal que possa parecer, é levada a sério pelo músico - mesmo que ele não demonstre grande planejamento para o set list desta noite.
- Eu escrevo o set list cinco minutos antes do show, sou um artista muito espontâneo, então o que eu posso dizer a respeito do set list é que não existe set list. Em nossa banda, tudo é muito dinâmico, então não tem como eu dizer o que eu vou tocar na próxima semana - declara Hütz, em entrevista por telefone na última quarta-feira.
Mas não se engane: o líder fanfarrão dos ciganos é um trabalhador aplicado. Tanto que, durante a entrevista, reclama que precisa voltar logo ao batente - no caso, a passagem de som do espetáculo que o grupo apresentaria em Buenos Aires naquela noite.
Para o show na capital gaúcha, declara apenas que será uma noite quente. Aos bons entendedores, significa que o bando vai investir num repertório puramente dançante, pinçado de seus trabalhos anteriores (faixas como Wonderlust King, Pala Tute e Trans-Continental Hustle), mais uma ou outra música do novo álbum, o recém-lançado Pura Vida Conspiracy (como We Rise Again e Malandrino). E que Hütz vai fazer do palco do Opinião uma pequena pista de atletismo, correndo de um lado para o outro com o peito de fora e o violão pendurado pelo pescoço.
Gogol Bordello
Segunda, às 21h30min. Classificação: 16 anos.
Abertura às 20h, com DJ Chernobyl.
Opinião (José do Patrocínio, 834), em Porto Alegre.
Fone e informações: (51) 3211-5668.
O show: a banda mistura canções de seu novo disco, Pura Vida Conspiracy, com faixas de trabalhos anteriores.
Ingressos: R$ 135 (4º lote) e R$ 145 (5º lote).
Pontos de venda: lojas Multisom do Centro de Porto Alegre (Andradas, 1.001) e shoppings Iguatemi, Praia de Belas, Barrashoppingsul, Moinhos, Total, Bourbon Ipiranga, Bourbon Wallig, shopping Canoas, Bourbon Novo Hamburgo e Bourbon São Leopoldo, na bilheteria do Opinião (na hora) e pelo site www.opiniaoingressos.com.br (há cobrança de taxas no site).