A Justiça da Argentina formalizou nesta semana a acusação contra cinco pessoas pela morte de Liam Payne, ex-integrante da banda One Direction. Ele caiu da sacada do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina, no dia 16 de outubro.
Entre os indiciados estão Gilda Martin e Esteban Grassi, gerente e recepcionista do hotel, e Roger Nores, amigo do cantor, acusados de homicídio culposo — quando não há intenção de matar.
Já o funcionário do hotel Ezequiel Pereyra e o garçom Braian Paiz foram denunciados por fornecer drogas ao músico. As informações são da BBC.
Quem são os acusados?
Conforme a juíza Laura Bruniard, que decidiu levar o caso à próxima fase em 27 de dezembro, as evidências apontam que as ações dos acusados contribuíram para o risco à vida de Payne.
Veja os acusados, identificados pelas iniciais dos nomes:
- E.D.P (funcionário do hotel): suspeito de vender cocaína a Payne nos dias 15 e 16 de outubro
- B.N.P (garçom): suspeito de vender cocaína ao cantor no dia 14 de outubro
- R.L.N (amigo do cantor): acusado de não prestar assistência a Payne, abandonando-o em estado de vulnerabilidade
- G.A.M (gerente do hotel): suspeito de não garantir que Payne fosse mantido em local seguro diante do risco representado pela sacada do quarto
- E.R.G (recepcionista chefe): acusado de ordenar que Payne fosse levado ao quarto, mesmo estando incapaz de se locomover sozinho
Se condenados, os indiciados por homicídio culposo podem enfrentar penas de um a cinco anos de prisão. Já os acusados de fornecer drogas podem receber penas mais severas, de quatro a 15 anos de reclusão.
Segundo o Ministério Público argentino, o caso agora avança para a próxima etapa judicial. O julgamento só terá início após a análise de eventuais apelações apresentadas pela defesa dos réus.
Laudos apontam vulnerabilidade de Payne
Relatórios toxicológicos e médicos concluíram que Payne estava sob efeito de álcool, cocaína e antidepressivos no momento da queda.
O Ministério Público descartou a hipótese de suicídio, afirmando que o cantor estava em estado de semi ou total inconsciência, sem compreender suas ações.
A autópsia confirmou que a morte foi causada por "trauma múltiplo" e "hemorragia interna e externa" devido à queda. No local, a polícia encontrou substâncias e verificou que móveis e objetos estavam danificados.
De acordo com o amigo Roger Nores, Payne parecia estar "brincalhão e feliz" cerca de uma hora antes da tragédia. Porém, funcionários do hotel relataram duas chamadas aos serviços de emergência, informando que o cantor havia consumido "muitas drogas e álcool" e estava destruindo o quarto.
Quem era Liam Payne?
Liam Payne nasceu em 29 de agosto de 1993 em Wolverhampton, no Reino Unido. Ele ganhou maior notoriedade por conta de sua participação na boy band One Direction, entre 2010 e 2016. Contudo, o apreço pela música começou desde a infância, durante o período escolar.
Payne tinha 31 anos e deixa um filho, Bear, de sete anos. O menino é fruto do relacionamento do artista com a também cantora Cheryl Cole, 41.