Morreu, na noite desta quarta-feira (19), aos 67 anos, o cantor Chrystian, que fez parte da dupla Chrystian e Ralf. Durante o dia, ele havia sido internado no Hospital Samaritano, em São Paulo. Conforme a sua assessoria, o artista foi diagnosticado recentemente com uma "condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado".
Em nota divulgada na madrugada desta quinta (20) em seu perfil oficial, a família e a equipe comunicaram o falecimento. A publicação destaca a trajetória do cantor: "Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil. Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores".
O comunicado também agradece o apoio e carinho de fãs, amigos e colegas de profissão. Entre os sucessos da dupla Chrystian e Ralf, estão Nova York, O Que Tiver Que Vir Virá, Loucura Demais e Cheiro de Shampoo.
Em fevereiro, Chrystian havia sido internado no Hospital do Rim, da Fundação Oswaldo Ramos, em preparação para um transplante de rim. O sertanejo tinha uma condição genética chamada rim policístico. A doação seria feita pela esposa, Key Vieira. A cirurgia, porém, foi adiada para o final do ano. Durante os exames pré-operatórios, ele precisou realizar um cateterismo. O procedimento exigiu o uso de medicação para afinar o sangue por seis meses, impedindo a realização da cirurgia.
Ao informar que o cantor havia sido internado nesta quarta-feira, a assessoria afirmou que ele estava seguindo "todas as recomendações médicas". Chrystian tinha uma apresentação marcada para o próximo sábado (22), em Franco da Rocha (SP), que foi cancelada ainda durante a tarde.
O velório do músico irá ocorrer nesta quinta-feira, das 11h às 16h, em São Caetano do Sul (SP).
Homenagens
Nas redes sociais, o irmão Ralf compartilhou uma homenagem ao parceiro. A dupla se separou de forma definitiva em 2021, quando os dois seguiram carreira solo. "Diante dos nossos compromissos, infelizmente não conseguimos nos despedir... mas tenho certeza que nosso 'Pai' te encaminhará na luz junto ao Senhor Jesus!", escreveu.
O apresentador Danilo Gentili contou sobre uma coincidência desta madrugada: a entrevista gravada com Chrystian no dia anterior foi ao ar no mesmo momento em que o óbito do artista foi anunciado. "Chrystian nos deu a honra de escolher o The Noite para celebrar 60 anos de carreira ao lado de seus queridos amigos Sérgio Reis e Renato Teixeira. Nos divertimos muito! Foi uma imensa alegria estar literalmente ao seu lado enquanto ele fazia pela última vez o que amava fazer: contar histórias, rir de piadas e cantar", publicou.