O final de ano dos porto-alegrenses voltará a ser completo. Um dos eventos gratuitos mais tradicionais da cidade neste período, o Concerto Comunitário Zaffari de Natal será realizado neste sábado (9), às 20h, no Parque Moinhos de Vento (Parcão), após um hiato de três anos. Para a volta, uma atração que traz na bagagem verdadeiros clássicos da música popular brasileira e o peso de quase 60 anos de carreira: Toquinho.
O músico apresentará alguns de seus maiores sucessos — canções como Aquarela e Tarde em Itapuã — acompanhado da Orquestra Theatro São Pedro, regida pelo maestro Evandro Matté, que também assina a direção artística do espetáculo. Todas as músicas receberam arranjos novos, construídos especialmente para este concerto.
A expectativa é de que o resultado toque o coração do público.
— A orquestra faz a música passar para um patamar emocional muito mais elevado. Eu acho lindo ver minhas canções receberem esse verniz — diz Toquinho.
— Quem não passou, na infância, por A Casa e O Caderno? Quem não gosta de Aquarela? — questiona o maestro Evandro Matté. — Para nós (orquestra), será muito legal interpretar essas canções que são ícones da música brasileira e funcionam muito bem com arranjos orquestrais.
Seguindo o formato que já é tradicional no Concerto Comunitário de Natal, o espetáculo deste sábado estará dividido em três momentos. A direção cênica é de Flávio Leite, diretor da Companhia de Ópera do RS.
Toquinho estará sobre o palco somente no segundo ato da noite. A abertura ficará a cargo da orquestra, que apresentará partes da ópera O Guarany, de Carlos Gomes, junto aos solistas Débora Faustino e Lazlo Bonilla. Já na terceira parte do concerto, a orquestra apresentará canções clássicas de Natal com participação do Ballet Vera Bublitz e do Coral da UFRGS.
Música para todos
Transformando o Parcão em um grande teatro a céu aberto, o Concerto Comunitário de Natal tem tradição em levar ao público espetáculos com artistas renomados da música brasileira. Já participaram de edições anteriores nomes como Daniel, Diogo Nogueira e Fafá de Belém.
Toquinho celebra a oportunidade de se juntar ao projeto e destaca a importância da iniciativa:
— Quando você proporciona que as pessoas cheguem a um parque e usufruam de um show desses, algo que talvez elas não teriam condições de usufruir, você democratiza o acesso. Isso é lindo, bom, gratificante, prazeroso e necessário em um país como o Brasil.
Para o maestro Evandro Matté, o formato do evento também contribui para a popularização da música de concerto — que, ele defende, pode e deve ser popular.
— Toda música tem seu valor cultural e sua função dentro da sociedade. Ninguém tem certeza do que gosta sem conhecer, somente tendo acesso é que podemos descobrir do que gostamos ou não — afirma o maestro. — No caso da música de concerto, eu vejo que muitas pessoas simplesmente não têm acesso. Quando conseguem acessar, muitas passam a se interessar pelo gênero. Por isso, é tão importante levá-lo para fora dos teatros.
Concerto Comunitário Zaffari de Natal
- Neste sábado (9), às 20h, no Parque Moinhos de Vento (Parcã0), em Porto Alegre.
- Entrada gratuita.