A cantora norueguesa Aurora anunciou neste domingo (9), que trocará o baterista de sua banda para os próximos shows que acontecerão no México. A medida surge após acusações de que Sigmund Vestrheim compactua com ideologias nazistas e de supremacia branca.
A polêmica teve início após o show de Aurora no Lollapalooza Brasil 2023, quando o baterista fez um gesto que poderia significar "ok", mas que também é utilizado por supremacistas brancos. Em sequência, fãs da artista encontraram imagens antigas de desenhos com suásticas no Instagram do músico. Também há referências ao nazismo no usuário do artista, que contém os números 777, sequência utilizada pelo grupo racista.
Nas redes sociais, Sigmund Vestrheim se pronunciou afirmando que não compactua com os ideais racistas dos quais foi acusado de cultivar:
"Primeiro de tudo: claro que não sou nazista! Meus valores são amor e compreensão, e toco música para difundir esses valores", escreveu.
Aurora também se manifestou, e em tom de queixa com o público, defendeu seu colega de banda. "Não, Sigmund definitivamente não é um defensor dessas opiniões malignas de extrema direita. Seus valores são, antes, o oposto. Ele é uma das pessoas mais gentis e legais que já conheci", afirmou.
Sobre os desenhos, o baterista alegou que os fez quando era jovem e inconsequente, sem muita noção da realidade.
"Eu sempre desenhava as coisas quando ia para a escola. Todos os tipos de merdas estúpidas... como as crianças tendem a fazer. Este desenho em particular foi feito durante uma aula de história e não significa nada". O gesto, de acordo com o músico, significaria "perfeito".