O corpo da cantora Gal Costa foi velado nesta sexta-feira (11) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na zona sul da capital paulista. A cerimônia, aberta ao público, teve início às 9h no Hall Monumental e se estendeu até as 15h. Sob aplausos e emoção dos presentes, o caixão foi fechado, encerrando o velório. As bandeiras de São Paulo e da Bahia foram colocadas sobre ele.
O enterro, reservado apenas a familiares e amigos próximos da artista, estava previsto para ocorrer logo depois, no cemitério 3ª Ordem do Carmo. O corpo de Gal chegou ao prédio da Alesp por volta das 6h desta sexta.
Familiares e amigos da cantora estiveram no local para se despedir. A viúva de Gal, Wilma Petrillo, beijou a esposa na testa. O filho Gabriel, 17 anos, foi visto ao lado de Wilma. Bela Gil, chef e apresentadora de TV, Dandara Ferreira, cineasta que dirigiu filme biográfico sobre a cantora, e Janja da Silva, esposa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, também foram à cerimônia.
Uma longa fila de fãs se formou em frente ao prédio da Alesp desde cedo para a última homenagem a uma das maiores vozes que o país já conheceu. Eles cantaram canções imortalizadas na voz da artista e comentaram a ligação afetiva que formaram com ela.
— Desde jovem sou apaixonada por ela. Quando soube da morte, foi um choque. Chuva de Prata me marca. Fiz questão de vir ao velório. Não imaginava ser a primeira da fila — relatou Denise Matosinho, ao g1.
O segundo na fila foi o pesquisador Renato Contente:
— Fiquei desnorteado. Entrei em choque. Sou fã há 11 anos e fiz um livro sobre ela na ditadura. Já entrevistei ela algumas vezes, encontrei como fã, era parte da minha vida.
Gal Costa faleceu na quarta-feira (9), aos 77 anos, em sua casa, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ela passou por uma cirurgia em setembro, para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita, e estava afastada dos palcos desde então. Gal precisou cancelar sua participação no festival Primavera Sound, que ocorreu no último fim de semana em São Paulo.
Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos, em 26 de setembro de 1945, Gal deixou mais de 40 álbuns e inúmeros sucessos, em seus 57 anos de carreira. A artista deixa um filho, Gabriel Costa Penna Burgos, 17 anos.
Gal Costa estava em turnê com o show As Várias Pontas de uma Estrela, na qual interpretava sucessos da MPB e homenageava o amigo Milton Nascimento. O espetáculo rodava o Brasil desde o ano passado, quando passou por Porto Alegre, e tinha datas marcadas na Europa.