Um longa que narra parte da trajetória de Gal Costa, emblemática cantora que morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos, será lançado em breve. O filme Meu Nome É Gal, que tem previsão de lançamento em março de 2023, traz a atriz Sophie Charlotte como protagonista. A produção dirigida por Dandara Ferreira e Lô Politi acompanha o início da construção de carreira da artista, que aos 20 anos parte da Bahia para se tornar uma das grandes vozes do país.
Ambientada entre os anos de 1960 e 1970, a produção apresenta a chegada da cantora ao Rio de Janeiro, onde encontra Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha — amigos conterrâneos que a acompanhariam durante toda sua vida. A ida da artista para São Paulo também é retratada.
— A Gal é a resistência pelo corpo, pela arte, pela moda, pelo comportamento. No fim, a gente compreendeu que aquilo ali é uma mulher se fazendo, se potencializando e se libertando. Tive bastante tempo para ir desfolhando as camadas dessa mulher extraordinária — comentou Sophie em uma entrevista que concedeu ao jornal O Globo durante as filmagens.
Meu Nome É Gal se trata de uma adaptação da série O Nome dela É Gal, exibida pela HBO Max. Em seu elenco, o filme conta ainda com Dandara Ferreira, interpretando Maria Bethânia, Rodrigo Lelis no papel de Caetano Veloso, Dan Ferreira como Gilberto Gil, Camila Márdila vivendo Dedé Gadelha e a participação especial de Fábio Assunção, como diretor de televisão.
Afastada dos palcos para se recuperar de uma cirurgia que realizou em setembro, Gal Costa estava com sua agenda de shows suspensas. A causa da morte ainda não foi divulgada.