Gal Costa morreu na última quarta-feira (9) e deixou um legado importante para a música popular brasileira (MPB). Os sucessos que marcaram gerações foram eternizados em sua voz e fizeram parte do cotidiano dos brasileiros, em especial as canções que embalaram as aberturas das novelas da Globo.
A artista foi a voz de produções como Gabriela, Vale Tudo e Torre de Babel. Confira:
Gabriela
A música que embala a abertura da novela de 1975 ficou muito conhecida pelo público na voz de Gal Costa. O trecho "eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela" é bastante popular entre os amantes de novela.
O sucesso foi tanto que ela foi convidada a gravar a abertura novamente, para o remake da história inspirada na obra de Jorge Amado, em 2012. A letra é de Dorival Caymmi.
O Casarão
Em 1976, a artista foi a voz da abertura da novela O Casarão, da Globo. A canção, intitulada Só Louco, também foi escrita por Dorival Caymmi.
Vale Tudo
Composição de Cazuza, George Israel e Nilo Romero, a voz de Gal Costa marcou 1989 com a música Brasil. Com trechos impactantes, a canção interpretada pela artista segue atual: "Brasil, mostra tua cara. Quero ver quem paga pra gente ficar assim".
Torre de Babel
Em 1998, Gal Costa cantou Pra Você, de Silvio César, na abertura de Torre de Babel.
Porto dos Milagres
Em 2001, Gal Costa fez sua última participação em aberturas de novelas e interpretou Caminhos do Mar, de Dorival Caymmi. A canção abria Porto dos Milagres.