O segundo dia do Rap in Cena, maior festival de cultura hip hop do país, que está sendo realizando no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, em Porto Alegre, foi aberto com as rimas da Batalha do Olimpo, fazendo com que o público que ia chegando ao espaço fosse se aquecendo e vibrando com as tiradas rápidas dos artistas. Pouco depois do meio-dia, o gaúcho Rafuagi subiu ao palco World, o principal, para cantar as suas músicas recheadas de mensagens de empoderamento da comunidade da periferia.
— Está sendo fenomenal. O Rap in Cena alcançou a estrutura dos grandes festivais internacionais. E, assim, se consolida como um dos principais festivais de rap do mundo — enfatiza Rafa Rafuagi.
De acordo com o artista, que esteve presente durante toda a história do projeto, a partir de agora o Rap in Cena deve alçar voos ainda maiores e, no futuro, até mesmo fazer intercâmbios internacionais. Além disso, ele ressalta a importância do evento de gerar empregos e dignidade para a comunidade da periferia.
Depois das 13h, os integrantes da ConeCrewDiretoria fizeram a festa cantando os seus clássicos e agitando o público. Por volta das 14h30min, o rapper MV Bill, acompanhado de Kmilla CDD, dominou o palco World e colocou a galera para cantar suas músicas, com destaque para Estilo Vagabundo.
Roberta Correa, estudante de 22 anos, que participou no sábado (15) e retornou no domingo ao Rap in Cena, comenta que estar presenciando os shows é um "sonho realizado" e que, apesar da maratona cansativa, vale a pena o esforço.
— É todo mundo na mesma vibe. E o rap me manteve em pé muitas vezes. Este tipo de evento, em Porto Alegre, é emocionante. Principalmente pela representatividade das gurias que estou vendo aqui — diz Roberta, que estava ansiosa por ver Djonga, Tasha & Tracie, ConeCrewDiretoria e Racionais MC's.
O técnico em informática Marlhone Pereira, 24 anos, também marcou presença nos dois dias do evento. E, tal qual como Roberta, afirma que o esforço vale a pena, mesmo tendo que se deslocar de Gravataí.
— Queria ter vindo em outros anos, mas não consegui. Então, esta é a minha primeira vez e está sendo ótimo. É o rap voltando com força no Sul — contou ele, que queria ver L7nnon, Filipe Ret, Poze do Rodo, Djonga, MV Bill e Racionais MC's.
Neste domingo, ainda sobem ao palco World nomes esperados como Flora Matos, Racionais MC’s, Teto e Matuê. No sábado, Da Guedes, Djonga, Cristal, L7nnon e Filipe Ret. Ainda é possível acessar o Rap in Cena, comprando ingresso pelo Sympla ou no posto de venda no próprio Parque Harmonia.