"Esse álbum é cura", "gratidão por essa paz, estava precisando disso", "me senti livre, leve e solto", "sacolejo bom", "música que abraça a gente": vão nessa linha os comentários para o álbum Pra Gente Acordar no canal da banda Gilsons no YouTube. O trio composto por José Gil, 30 anos, João Gil, 31, e Francisco Gil, 27, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil, está em turnê desde março apresentando seu trabalho de estreia para os fãs — a maioria conquistada em ambiente virtual por causa da pandemia. Chegou a vez de Porto Alegre, neste sábado (11), no Auditório Araújo Vianna. O show de abertura, previsto para as 20h30min, é com a banda gaúcha Dingo Bells.
— É quase um êxtase poder viver esse encontro. Na pandemia, foi um momento de muito crescimento para os Gilsons. Muita gente passou a gostar do nosso som sem poder ver um show. Então, tem sido um primeiro encontro pra gente. Chegar a essas cidades está sendo maravilhoso — comenta João.
Além das nove músicas do álbum Pra Gente Acordar, em que se destacam a canção-título e Proposta (um dos momentos mais quentes dos shows até aqui), o trio toca na turnê tudo o que já lançou. Foi com os hits Várias Queixas, regravação do grupo baiano Olodum, Love, Love e Devagarinho que a banda começou a ganhar mais destaque no cenário musical brasileiro. As canções saíram no EP de estreia, lançado em 2019.
— O show está aí para mostrar a sonoridade dos Gilsons. Queremos mostrar a nossa cara. Tem outras coisinhas, mas é surpresa — avisa João.
DNA
Nascidos e crescidos numa família que é praticamente uma escola de música, cercados de instrumentos e num ambiente de total liberdade criativa, os três têm como referências não apenas Gilberto Gil mas grandes nomes da música popular brasileira — muitos deles podendo entrar pela porta a qualquer instante.
Gilberto Gil já se apresentou com o trio. Juntos, foram uma das principais atrações do Coala Festival de 2020, numa edição totalmente digital por causa das restrições da pandemia. A produção do evento contou 660 mil espectadores. A TNT, responsável pela transmissão, diz ter alcançado 1,2 milhão de pessoas. E quase 1 milhão é também o número de views desse show da família Gil no YouTube.
— O Seu Gilberto é uma grande influência pra gente, não só como artista e figura genial, mas como pessoa e pela maneira como se porta — elogia o neto. — Mas não tem isso de seguir o caminho que ele trilha. A gente quer a nossa própria onda, construir o nosso próprio lugar, caminhando com as nossas próprias pernas.
Uma curiosidade: para a banda, é uma estreia em Porto Alegre, mas não para o trio. Os três já estiveram na Capital rumo ao Uruguai. Desembarcaram no aeroporto para seguirem de carro até Montevidéu, onde assistiram à final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, no ano passado.
— Foi uma viagem bem legal tirando o resultado do jogo — lamenta João, que é flamenguista.