O cantor irlandês Bono, do grupo U2, realizou um show dentro de uma estação de metrô de Kiev neste domingo (8). Na plataforma subterrânea, utilizada anteriormente como abrigo antibombas, o artista elogiou a luta da Ucrânia pela "liberdade" e pediu que a paz chegue em breve.
O lendário músico, de 61 anos, e o guitarrista David Howell "The Edge" apresentaram vários clássicos do grupo, como Sunday Bloody Sunday, Desire ou With or Without You. Ao longo da performance, Bono também fez referência aos conflitos que devastaram seu país, a Irlanda, e os problemas que foram desencadeados com seu poderoso vizinho britânico.
— O povo da Ucrânia não está apenas lutando por sua própria liberdade, está lutando por todos nós que amamos a liberdade — disse o irlandês. — Rezamos para que em breve desfrutem um pouco de paz.
A apresentação surpresa de Bono — que ao longo de sua carreira colaborou em múltiplas causas, incluindo a luta contra a pobreza e a Aids — ocorreu quando as sirenes antiaéreas eram ouvidas em Kiev e no leste do país, onde os combates se intensificaram nas últimas semanas.
Em um momento do show, Bono convidou um soldado ucraniano a cantar uma versão de Stand By Me. Taras Topolia, do grupo de pop-rock Antytila, se uniu à defesa armada do país após a invasão russa e recentemente fez uma parceria com Ed Sheeran na canção 2Step.
Entre o pequeno público que assistiu à apresentação estavam membros das forças armadas ucranianas. Depois do show, Bono visitou a cidade de Irpin, próxima a Kiev, fortemente atingida pela artilharia russa.