Uma pesquisa realizada pela British Phonographic Industry (BPI) — associação de negócios da indústria fonográfica britânica — apontou que uma em cada 10 músicas ouvidas no mundo é de artistas do Reino Unido. O levantamento, divulgado na quinta-feira (31), foi feito com base nas paradas de sucessos de 14 países, que juntos respondem por cerca de 75% do consumo de músicas gravadas.
Foram utilizados na pesquisa dados das seguintes nações: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Reino Unido, Suécia e Suíça. De acordo com o BPI, é o surgimento de uma nova leva de artistas — como Dua Lipa, Stormzy, Harry Styles, Jorja Smith e The 1975 — que colabora para levar a arte britânica ao redor do mundo. Esses novos músicos se somam a outros nomes consagrados no cenário mundial, como Queen, Beatles, Adele, Sam Smith e Ed Sheeran.
A facilidade de acesso a serviços de streaming também é apontada como um dos motivos para a música britânica decolar. O levantamento aponta que essas plataformas tocam obras de artistas do Reino Unido quatro vezes mais do que as rádios tradicionais.