A banda de rock americana Flaming Lips encontrou uma forma inusitada de fazer shows com segurança durante a pandemia do coronavírus: colocar os músicos e o público dentro de bolhas infláveis a fim de manter o distanciamento social.
De acordo com informações do portal G1, o grupo já realizou dois shows no Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, utilizando essa estratégia. As apresentações ocorreram em 22 e 23 de janeiro e contaram com 100 bolhas, sendo cada uma com capacidade para até três pessoas. Em 2020, a banda testou a proposta em outras ocasiões, como participações em programas de televisão.
A ideia criativa foi do líder do grupo, Wayne Coyne, que costumava utilizar as cápsulas em shows para rolar em cima do público. Antes das apresentações do último fim de semana, o músico afirmou que assistir ao show dessa forma seria "mais seguro do que ir a um mercado" em tempos de pandemia.
Para possibilitar os eventos, bolhas foram equipadas com um alto-falante suplementar de alta frequência, a fim de evitar distorção do som, além de uma garrafa d’água, ventilador de pilha, toalha e uma bandeira que poderia servir para indicar necessidades básicas e chamar um atendente.
Os shows foram considerados um sucesso pelos organizadores, o que pode incentivar outras bandas a utilizarem a estratégia. No entanto, além de um local adequado, eles alertam que é fundamental que o público colabore tomando as precauções necessárias durante os eventos — como permanecer nas bolhas e sair somente com autorização de um atendente.