Lembra daquele festival de música na Inglaterra em que o público ficava dividido em "cercadinhos"? Pois o formato deve chegar a Porto Alegre. Parceria do Grupo Austral, da Arca Entretenimento e da Fraport, que também foi responsável pelo projeto Drive-in Air Festival, o Air Stage está previsto para ser inaugurado na segunda quinzena de março.
O espaço irá funcionar no antigo estacionamento do terminal 2 do aeroporto Salgado Filho (Avenida dos Estados, 747), ao ar livre. A ideia é que a arena receba shows, espetáculos, feiras, eventos corporativos, entre outros. Para o futuro, o plano é que o Air Stage abrigue eventos sem necessitar das cercas divisórias.
Em um primeiro momento, o público será acomodado em camarotes fechados em estrutura de ferro, de 2m x 4m, que comportarão de seis a oito pessoas. Conforme o projeto, cada "cercadinho" terá uma distância de dois metros, com corredores de acesso e circulação sinalizada.
— Assim como no drive-in, as pessoas vão ficar distantes, com todos os protocolos sendo seguidos. O público poderá curtir as festas e os shows em camarotes, onde pessoas do mesmo convívio social vão estar, como era o formato de drive-in. Vamos ter ao longo dos próximos anos um novo espaço, que é supernobre e com grande visibilidade. Estamos entregando para a população porto-alegrense e para os visitantes de fora que quiserem curtir bons momentos de cultura, música, dança, teatro, eventos corporativos e diversas manifestações culturais — destaca Vinicius Garcia, sócio-diretor do Grupo Austral.
O empresário estima que o Air Stage poderá receber cerca de 1,2 mil pessoas em seus 250 camarotes. Em eventos sem os "cercadinhos", o público poderá ser até de cinco mil. Segundo Garcia, o projeto aguarda a regularização dos camarotes pela prefeitura. A partir da inauguração, há muitos planos para a agenda do Air Stage.
— Estamos prevendo feiras especiais, congressos, grandes shows, festival de cerveja artesanal, um evento de Saint Patrick's Day e até uma Oktoberfest em Porto Alegre, entre outras atrações que estaremos trazendo ao longo do ano — diz Garcia.
Protocolos
Entre os protocolos que o projeto do Air Stage estabelece para os camarotes, estão os seguintes:
- Não será permitida circulação de público durante o evento, salvo acessos a sanitários e emergências de saúde.
- Uso de máscara em todos os ambientes, sendo também recomendada dentro dos camarotes.
- As vendas para consumo serão inteiramente online, sem emissão de ticket ou troca de dinheiro. Os pagamentos poderão ser feitos via site ou em máquinas de crédito e débito higienizadas a cada uso.
- Cada camarote será numerado em um mapa para agilizar as entregas.
- Haverá totens de álcool gel e medição de temperatura corporal.
- Haverá uma equipe responsável para orientar e advertir as pessoas sobre possíveis quebras de protocolos, além de evitar as aglomerações. Se necessário, irá retirar quem quebrar as normas de segurança do evento.