Após a exibição de filmes diante de automóveis estacionados ser reativada também em Porto Alegre, como alternativa aos cinemas fechados pela pandemia, agora chega à Capital um evento de fato inovador imposto pelas circunstâncias. A partir deste sábado (27), o estacionamento da EPTC, ao lado do Estádio Beira-Rio, passa a abrigar o POA Drive-In Show, sistema em que o espectador assiste a espetáculos sem sair de dentro do veículo. A programação começa em tom de comédia, com o Guri de Uruguaiana, às 16h. Os ingressos estão à venda pelo site oficial (poadriveinshow.com.br), a partir de R$ 100 por veículo.
Nos Estados Unidos, o formato de show em drive-in entrou em cena em maio, com artistas de músicas country, como Keith Urban. Chegou a países como Alemanha (que ganhou um formato de rave, com o DJ no palco e as pessoas curtindo o som em seus carros) e Austrália. No Brasil, o estacionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) e Arena Estaiada, em São Paulo (SP), receberam a dupla sertaneja Edy Britto & Samuel e o músico Ivo Meirelles, respectivamente, no mesmo formato.
Em Porto Alegre, a ideia tomou forma a partir de uma parceria do diretor da produtora Impacto Vento Norte, Ricardo Salomão, com a secretaria municipal da Cultura, representada por Luciano Alabarse. Também entrou no projeto Pinheiro Neto, um dos sócios-diretores da Best Entretenimento. O objetivo da proposta é promover um evento seguro e também proporcionar o retorno, ainda que minimamente, das atividades da classe artística, setor fortemente abalado pela paralisação dos shows e espetáculos.
— Não temos finalidade capitalista, mas sim social. Se somar tudo, mal vamos pagar a conta do evento. É uma opção segura de divertimento, respeitando o distanciamento social, que está contribuindo para técnicos, seguranças, auxiliares de limpeza… enfim, todo o setor que está parado devido à pandemia — reforça Neto, lembrando que 5% de todo o valor arrecadado será direcionado para entidades e associações que dão suporte à classe artística em todo o Estado.
Para receber 200 carros por sessão, o estacionamento será todo equipado e organizado conforme as regras de higienização. Logo na entrada, cada passageiro terá sua temperatura medida pela equipe de recepção, que terá o mínimo contato com os ingressos dos espectadores – eles podem trazer diretamente pelo celular, mostrando o QR Code identificador ou em versão impressa, que será queimada na sequência (veja mais recomendações abaixo).
Do lado de dentro, o espectador só pode sair do carro para ir ao banheiro químico, em caso de extrema necessidade. Para isso, basta acionar o pisca-alerta e um organizador, identificado e com os equipamentos de proteção pessoal (EPI), irá acompanhar a pessoa até a cabine. O local será higienizado por uma outra equipe, após cada uso.
Para facilitar a visão dos carros, três telões serão posicionados no palco de 18 metros – um ao fundo e outros dois nas laterais. O som dos shows será transmitido por uma frequência de rádio FM a ser informada no dia. Ou seja, não haverá a tradicional estrutura com caixas de som que se vê em eventos musicais. Os artistas no palco terão apenas o sistema de retorno para poderem tocar em sintonia uns com os outros.
— Pelo menos vai garantir uma qualidade melhor do som, sem chiados ou alterações. Como vamos ter o retorno no ponto (dispositivo colocado no ouvido), vai facilitar a troca com os nossos músicos no palco. Vamos modificar o show base para que eu possa curtir com a banda, fazer uma piada com um integrante ou outro – conta Jair Kobe, criador do Guri de Uruguaiana, que deve mesclar quatro shows dele em um só, em uma performance mais musical do que conto de causos, acompanhado de seis bailarinos.
Família
O POA Drive-In Show pretende, até setembro, promover 90 dias de shows musicais, com nomes locais e nacionais. Neste fim de semana de estreia, logo após as versões divertidas do Canto Alegretense com o Guri de Uruguaiana, a Chimarruts sobe ao palco, às 20h de sábado. No domingo, às 19h, é a vez do Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco no vocal.
Artistas como Maurício Manieri, Alexandre Pires e Daniel podem pintar na programação, assim como as bandas locais como Vera Loca e Rock de Galpão. Na semana que vem, haverá uma programação voltada para a família – no sábado (4), por exemplo, o evento terá os musicais Baby Shark e Frozen 2.
— Sempre foi a nossa proposta ajudar a trazer esperança e positividades nas letras, principalmente boas energias, então temos tudo a ver com o evento, que acredito ser uma solução criativa para esse momento que vivemos — aponta Rafa Machado, vocalista da Chimarruts, que apresentará um repertório adaptado da live Todos Somos Um, apresentada recentemente nas redes sociais.
Neste mesmo clima de positividade, a banda Tributo a Tim Maia (com Tonho Crocco no vocal) passa em revista sucessos do cantor brasileiro. A repercussão de suas transmissões ao vivo, com faixas como Gostava Tanto de Você e Azul da Cor do Mar, tem impulsionado o projeto.
— Nas transmissões, vemos o quanto as canções do Tim emocionam as pessoas e dão esperança, por isso vale a pena sair de casa, com segurança, para nos assistir. Sei que o mundo, depois disso tudo, não será mais o mesmo — acredita Tonho Crocco.
Para Pinheiro Neto, o POA Drive-In Show é uma opção para quem busca descontração de forma responsável em um momento tão difícil.
— Existe vida além do coronavírus. Estamos aí para fazer a diferença, trabalhando de forma consciente. A gente precisa dar uma oportunidade para as pessoas que querem ter um momento de lazer, refúgio e esquecimento — finaliza Neto.
Veja fotos da montagem
Saúde
Conforme o novo decreto municipal, o evento está autorizado a ocorrer. O infectologista do hospital Conceição André Luiz Machado aponta que a distância de 2,5m entre cada carro é segura.
— Cada pessoa dentro do carro está cada uma com sua célula, já que o veículo funciona como uma barreira física e proteção. Esse distanciamento é bem seguro — aponta Machado, que lembra que as pessoas devem comparecer ao evento com os mesmos companheiros de isolamento social.
A organização do POA Drive-In Show reforça o decreto, orientando os espectadores para que permaneçam dentro dos carros e faça a higienização com álcool gel sempre que tocar em qualquer superfície fora do veículo. O uso de máscara é obrigatório a todos.
O infectologista recorda que o coronavírus nunca foi encontrado em urina, somente em fezes. Portanto, o cuidado deve ser redobrado no momento de se usar o vaso sanitário e ao lavar as mãos.
—Sempre lavar as mãos e não tocar os olhos antes de fazer essa higienização básica, para evitar o contágio — reforça Machado.
Na hora de receber alguma comida pela janela do carro, o especialista indica que o consumo seja feito após higienizar as mãos com álcool gel.
RECOMENDAÇÕES GERAIS
Programação
Sábado
- Lançamento Campanha do Agasalho Prefeitura de Porto Alegre
- 16h - Guri de Uruguaiana
- 20h – Chimarruts
Domingo
- 19h - Tributo a Tim Maia (com Tonho Crocco no vocal)
4 de julho
- 15h – Baby Shark
- 17h - Frozen 2
- 20h – Comunidade Nin-Jitsu
5 de julho
- 19h – Duca Leindecker
DICAS DE HIGIENIZAÇÃO*
- Não saia do carro. Dentro dele, não é preciso utilizar máscara, desde que os outros bancos sejam ocupados por pessoas do convívio no isolamento.
- Ao tocar em qualquer superfície externa, fazer a higienização com álcool gel.
- Evitar aglomeração na hora de ir ao banheiro.
- Após utilizar o vaso sanitário, lavar bem as mãos.
- Não levar as mãos aos olhos e à boca.
* Indicações de André Luiz Machado, infectologista do Hospital Conceição.
EM CASO DE CHUVA
O evento ocorre normalmente. Organização informa que o palco é coberto e que, mesmo em caso de temporal, a apresentação está confirmada. Como os carros estarão fechados e a visão será complementada pelos telões, não haverá cancelamento.
BANHEIRO
A pessoa que precisar ir ao toalete deve acionar o pisca-alerta do veículo. Um funcionário identificado irá buscar o passageiro e acompanhar até ao banheiro. Após ele deixar o local, uma equipe fará a higienização completa com álcool.
ALIMENTAÇÃO
Compras podem ser feitas pelo aplicativo POA Drive-In Show ou pelo WhatsApp (em número a ser informado nos telões). Após efetuar o pedido, a pessoa receberá os produtos no carro. É possível realizar o pagamento com máquina de cartão, além de dinheiro. A indicação é que a pessoa faça a higienização com álcool gel antes do consumo - portanto, é bom levar um frasco de casa.
Mais informações
- Telefones: (51) 3371-3715 | 3341-6485 | 3010-1129
- Site oficial e vendas: https://poadriveinshow.com.br/